Topo

Globo corta beijo lésbico em Órfãos da Terra: "Decisão puramente artística"

Valéria (Bia Arantes) pede Camila (Anajú Dorigon) em casamento em Órfãos da Terra - Reprodução/TV Globo
Valéria (Bia Arantes) pede Camila (Anajú Dorigon) em casamento em Órfãos da Terra Imagem: Reprodução/TV Globo

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

05/09/2019 20h30Atualizada em 06/09/2019 17h30

Os fãs de #Vamila, como chamam o casal Valéria (Bia Arantes) e Camila (Anajú Dorigon), se frustraram ao assistir hoje, pelo streaming da Globo, o capítulo de Órfãos da Terra de amanhã que será exibido nesta sexta-feira na TV (na plataforma, os episódios passam com um dia de antecedência). O beijo entre as duas namoradas, anunciado pela própria emissora, não aconteceu na novela das seis.

"Decisão puramente artística", justificou a Globo ao UOL, informando que a cena também não irá ao ar na TV. O corte contraria o histórico recente da emissora, que exibiu o primeiro beijo gay na faixa das 18h há um ano, em Orgulho e Paixão. Na semana passada, o público comemorou um beijo "natural" entre dois homens em Bom Sucesso.

No Twitter, os telespectadores se revoltaram com o corte e pediram "Vamila sem censura", expressão que ficou entre os assuntos mais comentados da rede social. O capítulo só pode ser visto antes de ir ao ar na TV para quem assina o serviço de streaming (R$ 19,90 por mês).

"A cena foi linda demais no pedido de casamento! As duas se entregaram para a cena real e a Globo faz isso. Que desrespeito até com as próprias atrizes", reclamou um perfil. "A cena é linda, de uma delicadeza e bem interpretada. Muito perfeita a química de #Vamila, mas faltou o beijo. Globo, você vai me pagar cada centavo por isso", criticou outro.

Em mais um tuíte, um fã-clube do casal acusou a emissora de enganar o público: "Atenção, Globo fazendo propaganda enganosa, o que infringe os direitos do consumidor. Passaram uma semana divulgando matérias sobre beijo [de] Vamila em seus respectivos sites, na tentativa de aumentar a audiência, e no momento final andaram para trás".

O beijo lésbico foi divulgado pela própria Globo no site oficial da novela das seis. Há seis dias, a emissora antecipou como seria a sequência, quase exatamente como aparece no capítulo que irá ao ar amanhã.

"Na cena, a ruiva vai presentear a namorada com um anel de brilhantes e se declarar: 'Camila Nasser, eu te amo! Quer casar comigo?'. Camila acha que é só uma brincadeira, mas Valéria será categórica: 'Nunca falei tão sério na minha vida. Eu quero me casar com você. Aceita?'. É aí que rola o beijo apaixonado!", informou o site da trama.

Camila e Valéria se abraçam em Órfãos da Terra - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Camila e Valéria se abraçam em Órfãos da Terra
Imagem: Reprodução/TV Globo
A única diferença entre o spoiler divulgado pela Globo e o capítulo disponível no Globoplay é justamente a ausência do beijo. A cena termina quando o casal aproxima suas cabeças e se beijam... no rosto.

A prova de que ele foi gravado está no mesmo texto na página da novela, em que as atrizes contam como foi interpretar a cena. "A gravação foi supertranquila! Eu e a Anajú somos amigas na vida e essa cumplicidade ajuda a fazer qualquer cena que seja. A gente não ficou nervosa", disse Bia Arantes à Globo.

Quem quiser acessar o texto da Globo sobre o beijo lésbico de Órfãos da Terra não terá a oportunidade, porque ele foi removido do site da novela.