Topo

Autoras de beijo gay em novela publicam imagem de HQ censurada por Crivella

Camila e Valéria se abraçam em Órfãos da Terra - Reprodução/TV Globo
Camila e Valéria se abraçam em Órfãos da Terra Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

06/09/2019 19h48

Autoras de Órfãos da Terra, Thelma Guedes e Duca Rachid aderiram aos protestos contra o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, que mandou recolher da Bienal do Livro uma HQ temática dos Vingadores com um beijo entre homens.

Enquanto a novela estava no ar, Thelma publicou no Twitter a imagem dos dois personagens masculinos se beijando na graphic novel censurada por Crivella.

Curiosamente, Órfãos da Terra também teve um beijo gay cortado pela Globo, entre Camila (Anajú Dorigon) e Valéria (Bia Arantes). Seguidores da novelista cobraram a cena, que havia sido divulgada pela Globo.

"Cadê o beijo de Vamila?", questionou uma fã do casal chamado de #Vamila (Valéria + Camila) nas redes sociais. "Na novela não pode, né, querida?", debochou um telespectador. "Thelma, pena que seu roteiro com o beijo não foi ao ar", lamentou outro.

Duca Rachid publicou a imagem da HQ em seu Instagram, mas como seu perfil é trancado apenas amigos comentaram, sem a presença de fãs de Órfãos da Terra exigindo o beijo lésbico entre Camila e Valéria.

Ao UOL, a Globo justificou o corte: "Decisão puramente artística". O diretor da novela, Gustavo Fernandez, explicou ao jornal O Globo por que a cena foi excluída, resposta republicada no blog do jornalista Mauricio Stycer no UOL.

Autora de Órfãos da Terra, Duca Rachid compartilha imagem de HQ censurada por Marcelo Crivella - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Autora de Órfãos da Terra, Duca Rachid compartilha imagem de HQ censurada por Marcelo Crivella
Imagem: Reprodução/TV Globo