Topo

Globo reage após Crivella manipular reportagem de emissora

Susana Naspolini, repórter do "RJ Móvel", do "RJTV 1" - Sergio Zalis/Globo
Susana Naspolini, repórter do "RJ Móvel", do "RJTV 1" Imagem: Sergio Zalis/Globo

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

12/09/2019 15h55

A TV Globo no Rio de Janeiro reagiu a um vídeo feito pela prefeitura da cidade que manipula reportagem de Susana Naspolini, do quadro RJ Móvel do telejornal RJ1. O vídeo da prefeitura acusa Naspolini de fazer uma falsa reportagem sobre a redação de alunos de uma escola municipal da zona norte carioca. A apresentadora Mariana Gross leu hoje um editorial em que a emissora acusa o prefeito Marcelo Crivella (PRB) de deturpar a reportagem.

"A gente lamenta a atitude do prefeito Marcelo Crivella, que editou frases da matéria com a clara e condenável intenção de jogar as crianças contra a repórter. Susana Naspolini é admirável pelo belo trabalho que faz. Nem a Globo nem a Susana jamais fariam uma reportagem expondo as crianças daquela forma", leu a apresentadora no jornal exibido na capital e região do Grande Rio.

Susana Naspolini na porta de escola municipal no Rio de Janeiro - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Susana Naspolini na porta de escola municipal no Rio de Janeiro
Imagem: Reprodução/Globo

A prefeitura chamou o vídeo, divulgado ontem em suas redes sociais, de A Farsa da Globo. Nele, a prefeitura diz que Naspolini "insinuou que as crianças da escola mal sabem escrever". Na reportagem, ela mostra um caderno com palavras com a grafia errada, como casa com a letra z e feliz escrito com s.

No entanto, como explicou a Globo, a repórter foi até escola Heitor Beltrão para mostrar que a reforma que a prefeitura fez estava incompleta e o caderno mostrado por Naspolini foi uma forma de exemplificar que uma obra mal feita era inaceitável.

"Susana usou um exemplo hipotético de uma redação com erros de português que tiraria nota baixa para comparar com prefeitura, que segundo pais de alunos ouvidos, não fez o serviço de reforma bem feito. Calçada tinha buracos, muro estava rachado e havia problemas na quadra de esporte. Susana não disse em nenhum momento que um aluno da escola tinha escrito a redação com aqueles erros e a matéria não trata do desempenho escolar das crianças e a prefeitura do Rio divulgou um vídeo deturpando o que a Susana disse", declarou a emissora pela nota lida por Mariana.

Além do vídeo, a prefeitura informou que vai processar a Globo em um comunicado em suas redes sociais.

"É lamentável que, em sua sanha de perseguir o prefeito Marcelo Crivella, a Rede Globo de Televisão se preste a um papel preconceituoso e covarde, atingindo a honra e a autoestima de jovens alunos da rede municipal de ensino e de seus professores. Por isso, a Prefeitura do Rio vai processar a emissora pela matéria mentirosa e manipulada, exibida no telejornal RJTV 1 na sexta-feira, dia 6 de setembro."

Na nota, a prefeitura ainda informa que vai representar contra a repórter no Ministério Público para apurar eventual prática de crime de falsidade ideológica, no órgão da promotoria especializado na proteção da criança e do adolescente, para apuração e responsabilização da Rede Globo por violações ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e vai pedir, na Justiça, direito de resposta, para que a população do Rio de Janeiro seja corretamente informada.

"Ao contrário do que pensa a Rede Globo de Televisão, o povo não é bobo", diz o comunicado.

A reportagem do UOL entrou em contato com a TV Globo sobre o processo que a prefeitura diz que vai mover contra a emissora e ainda não obteve seu posicionamento.

Na semana passada o prefeito Crivella também se envolveu em uma polêmica onde também citou o ECA para justificar sua posição. Ele tentou recolher um livro dos Vingadores - A Cruzada das Crianças exposto na Bienal do Livro alegando que a publicação trazia "conteúdo sexual para menores" e que a iniciativa da prefeitura era para "proteger as crianças".

Apoio

Os telespectadores da Globo Rio e fãs de Susana reagiram ao vídeo da prefeitura. O nome de Naspolini ficou nos Trending Topics do Twitter na tarde de hoje com a reação e o apoio à repórter.