Topo

Alok aconselha mãe de jovem com depressão: "Você não tem culpa de nada"

Alok no Festival CarnaUOL 2019 - Iwi Onodera/UOL
Alok no Festival CarnaUOL 2019 Imagem: Iwi Onodera/UOL

Do UOL, em São Paulo

26/09/2019 11h40

O DJ Alok aconselhou uma participante da plateia do Encontro com Fátima Bernardes de hoje. O astro da música, que já enfrentou a depressão, falou com Lilian, que tem um filho que sofre com a doença.

A participante disse que o filho passa por tratamento, mas que o sofrimento dele "contamina a família toda". "Como eu já venho há muitos anos nesse processo, adoece também a mim, à filha, ao marido. Muita gente diz para mim: 'Você é mãe, mas também tem que pensar em você, ser forte'. Tem momentos em que não consigo", relatou Lilian.

Em resposta, Alok frisou que a mãe "não tem culpa de nada" na doença do filho. "Eu já passei por depressão algumas vezes, e a depressão é algo que eu não conseguiria explicar. É como se eu tentasse explicar qual é o gosto do amargo, sendo que a pessoa nunca provou o amargo. É algo que só quem passa, sente", comentou.

"O primeiro ponto da depressão é reconhecer que você tem. Quando eu tinha doze anos e falava de depressão, ninguém entendia. Era uma coisa muito recente, as pessoas achavam que era uma posição de vítima. Outra coisa é que ele não tem que ficar sempre em busca de felicidade, tem que buscar uma vida mais plena", disse ainda o DJ.

Alok deu um exemplo da distinção, dizendo que a vitória do time de futebol para o qual a pessoa torce pode trazer felicidade. "A nossa busca por essa felicidade momentânea acaba nos colocando em armadilhas. Vamos buscar uma vida que seja um pouco mais plena, e não que tenha esses picos tão alto a todo momento", continuou.

"Eu também queria dizer para o seu filho que tem cura, que vai passar, mas ele precisa entender porque ele está com depressão. Ele tem vários pontos, gatilhos, mas ele não pode simplesmente ficar inibindo esses pontos, tomando medicamento, por mais que seja bom. Ele tem que em busca do problema mais profundo, e tentar solucionar", disse ainda.

"Quanto a você, você não precisa sentir esse peso. A minha mãe ficou muito, muito triste [quando eu tive depressão], minha família inteira. Mas eu sei que não tinha nada que eles pudessem fazer naquele momento que pudesse me ajudar. Era algo que tinha que vir de dentro para fora", completou.