Topo

Encontro com Fátima: Jovem diz tomar antibiótico sem receita e leva bronca

Fátima Bernardes no Encontro - Reprodução/Globo
Fátima Bernardes no Encontro Imagem: Reprodução/Globo

Do UOL, em São Paulo

26/09/2019 11h16

Fátima Bernardes e seus colegas precisaram dar uma bronca em uma das participantes de sua plateia na edição de hoje do Encontro. Durante o programa, Fátima conversou com Taís, que confessou tomar antibióticos sem receita médica.

"Qualquer dorzinha eu já tomo antibiótico, porque eu tenho bastante crise de gargante e estômago", comentou ela. "Ficar indo no médico toda hora é uma coisa que eu não gosto".

"Mas aí você guarda a receita? Como você compra esse remédio?", perguntou a apresentadora.

"Como eu tenho bastante crise, eu já até sei os remédios que os médicos vão passar. [Se você] pedir por entrega em casa é bem mais fácil, eles não pedem receita", retrucou a participante.

"Nossa, que perigo, deu uma dica errada", apontou Monja Cohen, uma das convidadas do programa. "Gozado, quando eles vão lá em casa eles me pedem a receita do antibiótico", disse Fátima, chamando a seguir a parceria Michelle Loreto, do Bem Estar, para falar sobre os remédios.

Perguntada se o que Taís faz é muito comum, Loreto comentou: "Não é para ser, essa coisa de farmácia entregar antibiótico sem receita está errado. A Anvisa tem que fazer uma vigilância para ver onde é essa farmácia".

"O que a Taís está fazendo é super errado, não faz mais isso não, Taís!", avisou a seguir. "Pode ser muito perigoso, porque você está exagerando no uso, tomando na hora que não precisa. No momento que você for precisar, pode não fazer efeito".

No Twitter, o pessoal concordou com Fátima e Loreto, inclusive contando histórias de más experiências com antibióticos sem prescrição médica. Confira as reações: