Topo

Criticado, Mion se posiciona sobre Phellipe: "Assediadores não passarão"

Marcos Mion conversa com o público de A Fazenda 2019 - Reprodução/RecordTV
Marcos Mion conversa com o público de A Fazenda 2019 Imagem: Reprodução/RecordTV

Do UOL, em São Paulo

30/09/2019 01h55

Marcos Mion falou hoje pela primeira sobre a polêmica envolvendo Phellipe Haagensen, que foi expulso de A Fazenda 2019 após beijar a participante Hariany à força. Desde o episódio, na madrugada de sábado, o apresentador passou a ser cobrado pelo público a tomar uma posição sobre o caso.

"O que aconteceu é que a internet não conseguiu esperar porque as pessoas ficaram indignadas e com razão. A minha indignação é gigante. Qualquer um que vê aquela cena fica extremamente indignado. Mas essa não pode ser uma decisão feita na hora e no calor do momento", disse ele, justificando a decisão da emissora em esperar até a noite de ontem para oficializar a expulsão do ator.

Mion classificou a atitude de Phellipe como "inaceitável": "Assediadores, abusadores, não passarão mais como ok. Isso tem que parar. Peço licença a emissora porque preciso me posicionar como cidadão", declarou.

"Um apresentador de reality tem que ser isento, mas nesse caso é impossível fica calado. Eu falo como filho de uma mulher, marido de outra, mas principalmente como pai de uma menina. O que acontece na Fazenda é um microcosmo da sociedade. Milhares de mulheres estão passando por situações de assédio nesse momento. Denunciem e não fiquem caladas", incentivou ele.

Na noite de ontem, Mion foi bastante criticado nas redes sociais por não se posicionar sobre o caso. "Não adianta me cobrar uma atitude ou decisão do que deveria ou vai acontecer no programa. Como falei no áudio que a direção me pediu para gravar: a decisão da emissora, dona do programa, será anunciada, por mim, no programa de amanhã. E eu ainda não sei qual é", disse o apresentador no Twitter.

Mion se posiciona; assista:

Anúncio da expulsão

Marcos Mion anunciou no programa de domingo que Phellipe deixaria o programa por ter dado um beijo em Hariany Almeida contra a vontade da peoa.

"Beijo roubado ou forçado, encoxada ou mão boba são considerados crimes contra a dignidade sexual. Pelo regulamento do programa é proibida qualquer ação que coloque em risco a integridade física do participante. A produção deve cumprir o regulamento, mas também as leis. Em razão da situação de inconformismo da Hariany, de se sentir invadida pelo beijo, que de fato aconteceu e foi assumido pelo Phellipe. Com isso, o departamento jurídico da Record TV decidiu que ele deve sair do programa. Diante destes fatos, o Phellipe está expulso e não continua na nossa competição", comunicou o apresentador.

Minutos antes do anúncio, o ator foi chamado até a despensa e não retornou para o confinamento. A plataforma PlayPlus, que transmite 24 horas o reality rural, não exibiu o momento em que Phellipe foi chamado pela produção e deixou a sede.

Os peões foram informados da expulsão por meio de um comunicado deixado na despensa e pareceram concordar com a decisão. Thayse Teixeira comemorou bastante a expulsão do ator: "Glória a deus que ele saiu". Confira o momento em que a fazendeira da semana, Bifão, comunicou os participantes da decisão:

Confira a íntegra do anúncio da expulsão:

Problemas com patrocinador

A OI, empresa que patrocina A Fazenda 2019 e tem o apresentador Marcos Mion como estrela de sua campanha publicitária, informou que pediu explicações à Record sobre a atitude do ator Phellipe Haagensen.

A empresa se manifestou em sua conta oficial no Twitter, em resposta a um seguidor que a criticou por apoiar o reality show rural.

Público detona Record: "O Assédio 11"

Nas redes sociais, desde que beijou Hariany, Phellipe foi duramente criticado por seu comportamento.

A emissora e a direção do programa também foram cobradas pelo público, pedindo a expulsão do participante. Antes do programa de hoje, os internautas emplacaram em primeiro lugar nos assuntos mais comentados do Twitter a hashtag #OAssedio11.

Por outro lado, assim que foi eliminado, o ator passou a ganhar cada vez mais seguidores em sua conta do Instagram. Em poucos minutos foram quase mil seguidores, e o número continuou crescendo ao longo da madrugada. Ele já passava dos 24 mil seguidores em seu perfil até a publicação deste texto.

Entenda o caso

Hariany Almeida é beijada contra a sua vontade por Phellipe Haagensen - Hariany Almeida e Phellipe Haagensen em A Fazenda 11 (Foto: Reprodução/ Record TV) - Hariany Almeida e Phellipe Haagensen em A Fazenda 11 (Foto: Reprodução/ Record TV)
Hariany Almeida é beijada contra a sua vontade por Phellipe Haagensen
Imagem: Hariany Almeida e Phellipe Haagensen em A Fazenda 11 (Foto: Reprodução/ Record TV)
Na madrugada de sábado (28), após a festa Luau Havaiano, Phellipe deu um beijo na boca de Hariany sem a permissão da peoa. Após a cena, o público passou a pedir a expulsão do ator do reality show. Phellipe debatia com Diego Grossi quando Hariany entrou na discussão. Ele, então, se aproximou dela e roubou um selinho.

"Se eu quiser te denunciar, eu denuncio, seu otário", declarou a ex-BBB. Depois, Phellipe tentou se explicar com Hari, que exigiu que ele a respeitasse. "Você é louco. Eu tenho namorado, tenho uma família, você tem que me respeitar." No quarto, o peão disse que o que mais queria naquele momento era sair do reality. "Eu não preciso disso aqui", declarou ele.

Em nota divulgada na tarde de sábado, a família de Hariany cobrou "providência imediatas" com relação ao caso e classificou o beijo como um "atentado contra a dignidade sexual" da participante.

"Nós, da família de Hariany Almeida, estamos totalmente consternados pelo atentado contra a dignidade sexual sofrido pela participante durante o reality A Fazenda. O beijo que o senhor Phellipe Haagensen deu em Hariany, sem consentimento, pode ser configurado como contravenção penal e a fere, não só em sua pessoalidade, mas como mulher. Não é aceitável em nenhuma hipótese que este ato fique impune. Por isso, pedimos providências imediatas dos órgãos competentes", diz o comunicado.

Por outro lado, a equipe de Phellipe Haagensen se pronunciou sobre o ocorrido e colocou sua versão dos fatos. "O jogo do Phellipe é desestabilizar as pessoas, e acreditamos que a intensidade da pressão pré e pós confinamento está mexendo com o emocional dele e de muitos ali. Roubar um selinho de alguém no calor de uma confusão poderia ocasionar uma reação da mesma em agredi-lo e causar uma expulsão dela", comentou o perfil oficial.