Topo

"Só fui aceita como humorista após homens validarem o que faço", diz GKay

Humorista e influenciadora Gkay  - Divulgação
Humorista e influenciadora Gkay Imagem: Divulgação

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

06/10/2019 04h00

Em apenas três anos, a paraibana Gessica Kayane Rocha de Vasconcelos conquistou mais de 6 milhões de seguidores em seu perfil no Instagram, 1 milhão de inscritos no canal no YouTube, já tem programa no Multishow, ficou amiga de Anitta e apresentou festivais e shows Brasil afora. A humorista de 26 anos dificilmente é identificada pelo nome, mas o apelido Gkay, que veio antes da fama, virou sua marca registrada.

Ela deixou a cidade natal Solânea, na Paraíba, mudou-se para a capital João Pessoa e, há um ano, mora em São Paulo, cidade ideal para se fechar contratos —pelos números, Gkay é mais que uma humorista, é uma influenciadora.

"Mais fácil você me perguntar o que eu não estou fazendo. Me mudei para São Paulo porque o mercado de trabalho estava muito focado aqui. Estava vivendo no aeroporto praticamente", contou Gkay em entrevista ao UOL.

A carreira de humorista não estava nos planos da jovem, que fazia duas faculdades em João Pessoa quando começou a gravar vídeos no YouTube. Gkay cursava Relações Internacionais na UFPB (Universidade Federal da Paraíba) de manhã e Direito à noite em uma instituição particular, que pagava com financiamento estudantil.

"Fui morar em João Pessoa para estudar. Fazia vídeos caseiros na internet até o momento que se tornou tão grande na minha vida a ponto de eu ter que largar os estudos para viver de internet."

Em 2016, ela decidiu seguir a carreira de youtuber, mas a virada não foi fácil. De origem humilde, Gkay se assustou com a rapidez com que as coisas foram acontecendo.

"Foi difícil lidar com tudo. Saí uma menina do interior que não tinha nada. Nunca passei fome, mas não tinha dinheiro para nada, não tinha R$ 10 no bolso. Mudei de vida praticamente e foi muito difícil cabeça entender o que estava acontecendo."

Quando decidiu seguir a carreira de humor com os vídeos no YouTube, Gkay enfrentou desconfiança por parte da mãe, Maria das Graças, mas o pai, José, que morreu no fim do ano passado, deu a maior força para a mudança.

"No começo minha mãe não aceitava direito, não via futuro. Não lancei o vídeo e falei: 'vou largar a faculdade'. Só larguei porque já não tinha condições, perdia semana de provas. Meu pai era muito simples, foi criado na fazenda, nem entendia o que eu fazia, mas falou: 'Filha, tem que aproveitar o momento. Se não der certo, você volta'. Se meu pai, um homem simples, me apoiava, então disse: 'Estou fazendo a coisa certa'", contou a humorista, que já melhorou as condições de vida da família.

"Ajudo toda família. Mãe, irmãos, tios. Todo mundo. É um orgulho. Todo dia aparece um primo novo", brincou.

Humor feminino

O estilo de fazer humor de Gkay, tanto no YouTube como no Instagram, é de contar, à sua maneira, sobre o cotidiano, sempre em tom feminino.

"Falo de muitas causas femininas e também com meu jeitão de falar, abertamente, de aparecer do jeito que acordo, de mostrar a vida como é sem muitos filtros. Quero melhorar meu jeito de falar. Tenho que me podar. Falo muito as coisas na lata e as pessoas nem sempre recebem muito bem", afirmou.

Apesar de o sucesso vir em pouco tempo de trabalho, Gkay enfrentou dificuldades para se firmar como uma profissional do humor. O motivo? O fato de ser mulher.

"Desde minha adolescência sempre fui a engraçadinha da turma. Recebia comentários, 'ah é a doidinha', como se eu não soubesse o que estava fazendo. Quando comecei trabalhar com humor foi difícil. Tem muito tabu para a mulher no humor. Falam que não é engraçada, que não tem que fazer isso", disse Gkay, que foi vista no Instagram por Whindersson Nunes e Tirulipa, que a chamaram para trabalhar.

Infelizmente só senti que estava sendo aceita como humorista depois que homens humoristas validaram que eu fazia aquilo. Para ver como é complicado.

Gkay, humorista

"Bonita demais para ser humorista"?

Até mesmo as intervenções estéticas —seis ao todo, sendo duas plásticas nos seios e nariz— são usadas para criticar Gkay e seu humor.

"Recebi comentários 'está fazendo muita plástica, está ficando bonita demais para ser humorista'. Coisas nada a ver, estereótipos que queriam me colocar, que não existiam. Mas querendo ou não, abro porta para meninas que querem fazer isso. Na internet você acontece do jeito que é. Foi isso que me trouxe o sucesso. Uma coisa que em algum momento da vida tentei esconder hoje é meu sustento e de minha família."

Hoje, Gkay está ao lado de Whindersson e Tirulipa na série do Multishow Os Roni, que já tem a segunda temporada gravada e deve seguir para a terceira. No ano que vem, ela viajará pelo país com sua turnê de stand up comedy e, enquanto isso não chega, segue se aprimorando.

"Estou estudando teatro, cinema e TV. Faço publicidade, vídeos de dança, o que tem pra fazer eu faço."

A humorista Gkay - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Vaidade

Gkay não esconde os procedimentos estéticos que fez e sempre fala sobre o assunto, até mesmo para esclarecer as seguidoras que a procuram para tirar dúvidas.

"Sempre quis fazer essas coisas e agora tenho como fazer e faço. Não escondo. Sempre quis fazer, sou vaidosa, se posso melhorar alguma coisa e tenho condições de fazer, faço. Eu pego bons profissionais e faço procedimentos naturais", afirmou Gkay.

Ela diz que sua autoestima melhorou. "Demais. É o que digo, quem tem condições de fazer e quer, faz, não se esquive. Esse é o conselho que dou. Não quer, não faz. Se quer, se joga."

Fora no Bial

Em junho, Gkay deu entrevista a Pedro Bial em seu programa na Globo. Na ocasião, uma resposta da humorista ao jornalista viralizou. Ela foi ao Conversa com Bial juntamente com Luisa Sonza, casada com o Whindersson Nunes.

O apresentador sugeriu à cantora: "Você podia ajudar a GKay, ela não tem namorado, ela não consegue arrumar", disse Bial, que foi contrariado por Gkay. "Até você, Bial? Não pedi essa sua ajuda, sou uma mulher empoderada, não preciso de homens", disparou ela, sendo ovacionada pela plateia.

"Eu não preciso de homem, fico encalhada mesmo", ironizou. "Se eu quiser um homem, vou atrás dele, depois descarto, ou não descarto", retrucou a humorista na ocasião.

Gkay afirmou que a repercussão de suas respostas a Bial foi boa e que ela agiu naturalmente.

"Tenho meu jeitão. Não foi uma repercussão negativa. Ele até falou uma coisa nos bastidores que ficou gravado para mim: 'Olha, vou te chamar de talento'. Fiquei honrada e gostei da liberdade que ele deu na entrevista, de falar como eu sou, de não colocar algo que não sou. Independente de ser Bial ou não, dei minha opinião", disse Gkay, que reitera não precisar estar com alguém para se sentir feliz.

"Sou solteira e as pessoas me cobram um relacionamento. Não é assim. Tenho direito de estar em um momento da minha vida que eu não quero relacionamento agora. Conheci várias pessoas legais que, se eu estivesse em outro momento, talvez estivesse em um relacionamento. Mas agora não quero."