Topo

Pedófilo de "A Dona do Pedaço" recebeu alerta: "Vão querer te bater na rua"

Ricardo Monastero vai interpretar o pedófilo Lauro em "A Dona do Pedaço"  - Reprodução/Extra
Ricardo Monastero vai interpretar o pedófilo Lauro em "A Dona do Pedaço" Imagem: Reprodução/Extra

Do UOL, em São Paulo

08/10/2019 11h13

O ator Ricardo Monastero, que está interpretando Lauro em "A Dona do Pedaço", analisou como é a sensação de interpretar um personagem pedófilo. Na trama, seu personagem tenta seduzir Cássia, que é interpretada pela atriz Mel Maia, de 15 anos.

"Eu ouvi muito: 'vão querer te bater na rua, te matar'. Brinco que sou bom de corrida, mas melhor em argumentos. Se alguém me xingar, o que será uma novidade na minha carreira, vou agradecer porque a pessoa viu uma cena importante. E, claro, direi: 'veja bem, é o Lauro', o que vai me dar a chance de conversar, que é a melhor coisa do mundo", declarou o ator, em entrevista ao jornal "Extra".

Monastero revelou que conversou com o autor, Walcyr Carrasco, e com a diretora, Amora Mautner, antes de assumir o papel e prometeu abraçar a missão dada pela dupla com "empenho e expectativa".

"Eles disseram que era um personagem pesado, mas que precisava de alguém que encarnasse essa figura do mal com ares de bonzinho. A intenção é justamente conseguir refletir sobre aquela história de que quem vê cara não vê coração, que as meninas estejam atentas de fato a qualquer papinho", salientou o ator.

Monastero ainda explicou que seu personagem se transformará ao perceber que Cássia não topará se envolver com ele. Os dois começarão a trocar mensagens pela internet e a menina escapará por pouco de ser estuprada.

"Lauro é um cara que não se relaciona com ninguém de verdade. Ele se apaixona por uma adolescente porque se vê como ela e pensa que são capazes de viver um romance. No momento em que Cássia o faz perceber que eles não são iguais, é uma decepção amorosa. Isso faz o homem aparentemente legal virar um terror", explicou Monastero.

O ator ainda apontou a importância de adolescentes conversarem com seus pais sobre as pessoas que conhecem na internet, citando que a personagem de Mel Maia só enfrentará o problema por ter optado por ser uma "adolescente rebelde".

"Cássia é uma menina que rachou com a família, o cerne de tudo. Tem um pai doce, que poderia ajudá-la, mas ela resolveu fazer a adolescente rebelde. Quando encontra o 'príncipe encantado', percebe que não é exatamente como imagina. Então, é preciso conversar com os pais, tirar dúvidas. E que o aplicativo seja apenas uma interface de comunicação. E quando estiver na frente de alguém que seja de verdade, que se busque conhecê-lo profundamente", ressaltou o ator, que é pai de duas meninas, uma de seis, outra de quatro anos.

Por fim, Monastero analisou o futuro de seu personagem, que sofrerá uma emboscada após Cássia alertar uma amiga sobre o que havia acontecido com Lauro. E para o ator, qualquer punição que o personagem sofra será justa.

"Lauro é um criminoso, um bandido. Portanto, a pedofilia deve ser exposta como qualquer problema com que a gente precisa se relacionar, como a homofobia, o racismo. Vamos olhar para isso e lutar para que não aconteça mais, para que as meninas não sejam colocadas em situações constrangedoras", finalizou.

Mel Maia analisa desafio de interpretar Cássia

Assim como seu colega de profissão, Mel Maia também analisou as dificuldades de interpretar uma personagem que é vítima de pedofilia. A atriz destacou que a realidade de sua personagem, lamentavelmente, também assombra muitas garotas de sua idade na vida real.

"Isso realmente acontece com adolescentes. Procuro fazer as cenas com muita delicadeza, mas não busquei inspiração em nenhum caso específico. Prefiro gravar como se fosse uma história real", explica a atriz.

Maia ainda afirmou que espera que Cássia amadureça ao enfrentar esses "momentos difíceis" e transforme a crueldade pela qual passará em aprendizado. Ela ainda espera que a adolescente deixe o preconceito de lado e aceite o fato de seu pai, Agno (Malvino Salvador), ser gay.

"Não ia gostar se meu pai mentisse para mim. Mas ia aceitá-lo porque todas as formas de amor são válidas. As pessoas pegaram ranço da Cássia por causa da atitude dela", concluiu a atriz.