Topo

Criador de Chaves e Chapolin terá série biográfica

O comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños posa como Chaves - Divulgação/SBT
O comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños posa como Chaves Imagem: Divulgação/SBT

Do UOL, em São Paulo

14/10/2019 12h59

A vida do comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), criador de Chaves e Chapolin, será contada em série. O Grupo Chespirito, administrado pelo filho do artista, Roberto Gómez Fernández, fechou parceria com uma empresa de mídia na Mipcom, maior feira de negócios do setor audiovisual, realizada na França.

O Grupo Chespirito, batizado com o apelido famoso de Bolaños, administra o legado artístico do comediante. O filho do criador de Chaves planeja lançar um "Universo Chespirito", com animação, longas-metragens e remakes.

"É um projeto que meu pai imaginou apenas em sonhos", afirmou Roberto Gómez Fernández ao site norte-americano Hollywood Reporter. Segundo o filho de Bolaños, o "Universo Chespirito" preservará o legado de seu pai "no coração das pessoas" das próximas gerações.

"Quem na América Latina não cresceu assistindo às produções de Chespirito?", disse Bruce Boren, CEO da THR3 Media Group, empresa que tirará do papel a série biográfica do criador de Chaves. "O compromisso de trazer o humor universal característico de Roberto é único. É uma verdadeira honra nossa empresa poder coproduzir conteúdo com o Grupo Chespirito."

Roberto Gómez Bolaños começou a carreira artística como redator publicitário para rádio e TV. Depois, passou a escrever para os comediantes Viruta e Capulina e ganhou seu primeiro programa próprio no final dos anos 60. Chapolin estreou em 1970 e, dois anos depois, surgiu Chaves, exibido em 90 países e sucesso no Brasil há 35 anos.