Topo

Casamento da princesa Beatrice não terá procissão nem capela real, diz site

A princesa Beatrice e Edoardo Mapelli Mozzi - Reprodução/Instagram
A princesa Beatrice e Edoardo Mapelli Mozzi Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

14/10/2019 12h07

A princesa Beatrice, neta da rainha Elizabeth e 9ª na linha de sucessão ao trono britânico, anunciou em setembro o noivado com o milionário italiano Edoardo Mapelli Mozzi. Mas, diferente de seu primo príncipe Harry e de sua irmã princesa Eugenie, que disseram "sim" no ano passado com toda a pompa típica da família real, Bea, como é conhecida, deve abrir mão de certos protocolos em seu casamento.

Segundo o "Daily Mail", a noiva não deve se casar na Itália, país do noivo, mas também não planeja subir ao altar na Capela de São Jorge, igreja que sediou dois casamentos reais em 2018.

Além disso, segundo teria reportado uma amiga de Beatrice ao tabloide, o casal não pretende desfilar em procissão, dentro de uma carruagem nos arredores da igreja para saudar o público, como também é costume entre os Windsor.

"Houve dois grandes casamentos reais lá no ano passado, não tenho certeza de que isso é o que Bea quer", disse a amiga. "Edo tem um filho e, por isso, Beatrice pode querer algo mais discreto".

O jornal acredita que o casal real deve alugar um espaço que não pertence nem à família real e nem à família milionária do noivo.

A data do casamento ainda não foi anunciada, mas deve acontecer no primeiro semestre de 2020.

E, diferentemente dos primos Harry e William (o futuro rei das Inglaterra), que estão mais próximos da linha de sucessão ao trono, a filha mais velha do príncipe Andrew não precisou esperar a aprovação da rainha para ficar noiva.

O motivo disso é A Lei da Sucessão da Coroa, que obriga os seis primeiros herdeiros ao trono passarem pela aprovação da rainha para a escolha de cônjuge. Atualmente, Beatrice é a nona da lista e não precisa passar por esta conversa antes de oficializar sua decisão.

Cenário conturbado

Beatrice decidiu se casar em um momento delicado: seu pai, o príncipe Andrew, terceiro filho da rainha Elizabeth e duque da York, é alvo de pelo menos duas acusações de abuso sexual.

Segundo denúncias, o príncipe não só sabia dos crimes sexuais cometidos por Epstein, seu amigo de décadas morto em julho, como chegou a participar de alguns deles.

Além disso, Beatrice deve se casar pouco mais de um ano depois de sua irmã mais nova, Eugenie, que mesmo antes de dizer "sim" ao empresário Jack Brooksbank, em outubro de 2018, se envolveu em polêmicas por gastos excessivos com a festa. Na época, o público a criticou por usar dinheiro da família real para custear a festa mesmo sendo a 10ª na linha de sucessão ao trono e por ter um emprego civil, que poderia pagar a conta da festa.