Topo

Campeã do BBB19, Paula tem inquérito sobre intolerância religiosa arquivado

Paula Sperling, campeã do BBB19 vai ao Rock in Rio - Brazil News/Marcos Ferreira
Paula Sperling, campeã do BBB19 vai ao Rock in Rio Imagem: Brazil News/Marcos Ferreira

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

16/10/2019 17h41

Resumo da notícia

  • Durante o BBB19, Paula disse ter medo de Rodrigo por ele ter contato "com esse negócio de Oxum"
  • A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), indiciou a ex-BBB por intolerância religiosa
  • O Ministério Público pediu o arquivamento do inquérito e Paula comemorou a decisão
  • Rodrigo sobre a decisão: "A imprensa é que deve cobrar uma manifestação do MP"
  • O juiz ainda deve se manifestar, acatando ou não o pedido pelo arquivamento

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) arquivou o inquérito contra Paula Sperling, vencedora do BBB19, que foi indiciada por intolerância religiosa em razão de comentários feitos no reality show da Globo a respeito de Rodrigo França. A bacharel em direito comemorou a decisão por meio de suas redes sociais.

"Eu nunca havia me pronunciado acerca de tal assunto por aqui, mas hoje, para encerrar de vez este ciclo de muito aprendizado, venho contar a vocês que o único inquérito instaurado referente a minha participação no programa foi arquivado", disse ela.

Em longo comunicado, a ex-BBB afirmou: "Meu coração está cheio de alegria, pois quem me conhece sabe que nunca houve a intenção de ofensa em relação a nenhum integrante de reality ou sobre qualquer religião. Isso não é e nunca será da minha índole".

Após deixar o programa, a vencedora do BBB prestou depoimento na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). O delegado Gilbert Stivanello, do DECRADI, afirmou que "o promotor entendeu que teria que haver a intenção de causar o dolo e não o dolo eventual". Segundo ele, o juiz deve agora se manifestar, acatando ou não o pedido pelo arquivamento do inquérito.

Rodrigo França: "Quem deve explicações não sou eu"

Rodrigo França participou do BBB19 com Paula Sperling  - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Rodrigo França participou do BBB19 com Paula Sperling
Imagem: Reprodução/Instagram
Procurado pela reportagem, Rodrigo comentou o caso e disse que não deve explicações à sociedade, alegando que o seu posicionamento sempre foi claro. "A imprensa é que deve cobrar uma manifestação do Ministério Público".

"Essa foi uma iniciativa da Delegacia de Policia contra a Intolerância Racial e Religiosa, e, onde eu compareci a convite de uma autoridade policial. Se houve uma queixa de crime, ela aconteceu porque o delegado, quando eu ainda estava confinado, entendeu que havia crime", afirmou o ex-BBB.

Entenda o caso

Em conversa realizada no dia 6 de fevereiro, Paula fez uma série de comentários que foram considerados preconceituosos por vários internautas. Em papo com Diego e Hariany, ela disse ter medo de Rodrigo por ele ter contato "com esse negócio de Oxum" e garantiu: "Nosso Deus é mais forte".

Em entrevista dada ao UOL, a advogada Mônica von Sperling, irmã de Paula, disse na época que a família estaria preparada para uma eventual denúncia de Rodrigo. "É um direito dele, se por algum motivo se sentiu ofendido. Fico chateada apenas por conhecer a Paulinha e saber que ela jamais agiu ou agiria com o intuito de ofender alguém", disse Mônica.