Topo

No MasterChef, Helton leva tombo em cozinha, mas se recupera e ganha duelo

DO UOL, em São Paulo

16/10/2019 00h31

Um dos participantes levou tombo ao correr pela cozinha, e contra o tempo, durante a edição de estreia da nova temporada do MasterChef Brasil, da Band, exibida hoje à noite. A queda de Helton Oliveira assustou os concorrentes que estavam no mezanino.

"Quem nunca caiu?", levantou-se, sorridente.

O jovem que participou da sexta temporada, e tenta a sua terceira oportunidade, não só recuperou-se da queda mas desbancou também a rival, Raquel, ao fazer a clássica receita francesa ratatouille, apesar de nunca ter feito antes.

Após seis temporadas do programa com cozinheiros amadores, o MasterChef retorna ao seu horário e dia habituais concedendo uma chance a quem tentou o título no reality show gastronômico, mas acabou eliminado.

Vinte ex-participantes de todas as edições já realizadas voltaram ao palco do programa em provas eliminatórias feitas por meio de duelos. O cozinheiro era sorteado, e cabia a ele escolher com quem queria duelar. O escolhido, por sua vez, é quem definiria o tipo de prato que eles iriam fazer. O vencedor do duelo conquistava o dólmã e a vaga.

Em um dos embates, a baiana Iranete roubou a atenção ao ajudar a própria rival, Sabrina, a experimentar o seu acarajé, prato servido à base de camarão seco. Sabrina é alérgica ao alimento. (Assista ao vídeo abaixo)

"Iranete, você poderia provar [o meu acarajé] para ver se está salgado? Mas é para falar a verdade", disse Sabrina, rindo. "Não está", respondeu Iranete.

A ajuda foi o suficiente para levar Sabrina à vitória —e, consequentemente, à próxima fase— durante o duelo.

Além de Helton e Sabrina, foram aprovados pelos jurados Estefano Zaquini, Fabio Nunes, Fernando Cavinato, Fernando Kawasaki, Katleen Lacerda, Vanessa Vagnotti e Vitor Bourguignon.

Resultado caótico

Em abril, a direção Band apostou todas as suas fichas ao anunciar o reality show gastronômico aos domingos, à noite.

Com concorrência pesada nesse dia, quando TVs abertas jogam no ar seus programas mais tradicionais, colocar o "MasterChef" nesse páreo foi definitivamente uma decisão errada, conforme avaliação do colunista do UOL Ricardo Feltrin.

A atração mais importante e de maior sucesso publicitário da Band chegou a ficar em quinto lugar em audiência. O péssimo resultado fez com que a emissora voltasse com o programa ao dia e horário tradicionais, às terças.

"MasterChef parece Game of Thrones"

Em entrevista ao UOL, a diretora do programa, Marisa Mestiço, disse acreditar que a nova dinâmica deverá promover surpresas comparáveis às reviravoltas de séries Game of Thrones, que virou fenômeno de audiência.

"O desafio nesta temporada é 'matar' profissionais. Parece série. Quem vai ser o próximo a morrer? Eu brinco que parece Game of Thrones, e eu não tenho medo de matar protagonista", afirmou ela, em referência à série da HBO que ficou bastante conhecida pela morte de vários personagens de destaque.

"Esta é a temporada mais crua, mais direta", completou, relembrando que os participantes selecionados seguiram o caminho da gastronomia após a primeira participação no programa.