Topo

Famosos homenageiam Fernanda Montenegro em aniversário de 90 anos

Fernanda Montenegro no Conversa com Bial - Fabio Rocha/Globo/Divulgação
Fernanda Montenegro no Conversa com Bial Imagem: Fabio Rocha/Globo/Divulgação

Colaboração para o UOL

16/10/2019 13h30

Fernanda Montenegro completa 90 anos nesta quarta-feira (16). Um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira, a atriz tem uma currículo de grandes trabalhos e premiações, dentro e fora do país.

Montenegro celebra quase um século de vida, onde 7 décadas foram dedicadas a sua brilhante carreira. Além do aniversário marcante, a data não poderia ser mais significativa, um ano importante tanto para ela quanto para o cinema nacional.

O mais recente trabalho dela, A Vida Invisível, entrou na disputa por uma vaga no Oscar, na categoria de melhor filme estrangeiro. Novamente, a atriz está na corrida pela estatueta. Há 10 anos, ela foi indicada ao prêmio de melhor atriz por sua atuação em Central do Brasil, que também concorria como melhor filme estrangeiro.

Com uma carreira dessas, ela não poderia passar em branco entre seus colegas da dramaturgia. Nas redes sociais, os famosos fizeram pequenas homenagens à Fernanda Montenegro.

Lázaro Ramos, e outros tantos atores, fizeram dignos textões para celebrar o dia da atriz: "O que dizer quando uma mulher como Fernanda Montenegro completa 90 anos? Ela que tanto trouxe paras nossas artes e pro nosso pensamento, merece todos os nossos aplausos (...) Ela nos ilumina há tanto tempo e por isso hoje, dia que ela completa 90 anos, em sete décadas dedicadas à arte, sempre com muito profissionalismo e entrega, desejo que as gerações futuras saibam da importância da sua arte e do impacto cultural dos personagens que apresentou. Feliz aniversário".

Claudia Raia agradeceu Montenegro por tudo que trouxe para cultura brasileira e também por ser uma mulher tão incrível: "Hoje é seu aniversário, o que dizer dessa mulher que é referência nacional de valores, de empenho, amor e entrega? Na verdade só tenho que agradecer por tudo que você fez e faz pela arte brasileira, uma honra imensa te observar trabalhando! Te desejo muita energia, amor, saúde e arte! Feliz aniversário Dona Fernanda dos Montenegro (como diria Tancinha), continue sendo sempre esse farol para nós!".

"Hoje é o aniversário de uma das maiores artistas brasileiras, Fernanda Montenegro. Mulher que é exemplo para mim não só como atriz, mas como cidadã também. Os anos se passam e parece que seu espírito vai ficando cada vez mais jovem e moderno. Obrigada por nos inspirar tanto. Viva Fernandona!", escreveu Regiane Alves.

Leticia Spiller dedicou um lindo poema à atriz e desejou feliz aniversário: "Mil Fernandas em uma! Hoje é o Dia da Cultura! Feliz aniversário, Fernanda Montenegro. Te amo!".

Flávia Alessandra não faltou elogios à aniversariante: "Quando ela fala, a gente naturalmente para o que está fazendo pra ouvir; seja uma opinião ou o contar de uma nova história. Cada projeto é uma aula para quem escolheu viver de arte, viver para atuar no cinema, teatro ou tv. Viva Fernanda Montenegro e sua linda vida repleta de arte e sensibilidade".

"Hoje é dia de Fernanda Montenegro, 90 anos de arte, cultura e resistência. Fernanda é força, ela nos representa, nós artistas, nós mulheres, nós cidadãos! Viva Fernanda", compartilhou Paula Burlamaqui.

E muitos outros famosos fizeram mais declarações, confira as postagens abaixo:

Meu aplauso de pé !??

Uma publicação compartilhada por Marcelo Serrado (@marceloserrado1) em

Obrigado por tanto @fernandamontenegrooficial VIVAAAA Fernanda 90 anos!!!

Uma publicação compartilhada por Mateus Solano (@mateusolanooficial) em

Que grande dia ! 90 anos dessa força da natureza mais especial que existe: @fernandamontenegrooficial Ela faz aniversário e nós que ganhamos o presente! Com a sua existência. Resistência. Potência. Sabedoria. Generosidade. Humanidade. Talento, nem se fala... Eu posso dizer que zerei a vida. Realizei um sonho antigo, que não sabia se um dia iria realizar. Que era dividir cena com essa grande Dama da arte. Enquanto esse dia não chegava, eu ia almejando e jogando pro universo...até que ela foi me assistir no musical "Nine" e me disse maravilhas depois do espetáculo. Olhando no olho, com aquela calma e sutileza na fala e na sempre feliz escolha das palavras. Passou um ano, e a vida me surpreendeu em nos colocar no mesmo filme. Um filme "família" onde iria contracenar com ela, com um roteiro da filha ( Fernanda Torres ), sendo mãe do filho da filha com o diretor Andrucha. Sim. Família. Foi como me senti. Acolhida. Muito por conta da generosidade de todos. E principalmente dela... Foram muitas madrugadas, de chuva, lama, cenas densas...e ela sempre lá. Com sorriso no rosto. Pronta pra cena. Feliz em exercer o ofício. Tão lindo de se ver! Um exemplo a ser seguido em TODOS os sentidos. A cada espera, uma conversa boa. Cada frase, uma aula. Das cantorias dentro do carro até o set de filmagem até ensinamentos corriqueiros que vinham sem nenhuma intenção da sua parte. Apenas flui de ti...porque és uma mestra. Mesmo que sem pretensão. Simplesmente, és. És luz! ? Posso dizer, que foi melhor do que a encomenda, dona Fernanda. Foi mais do que sonhei! E de pensar, que durante esse filme, eu engravidei da Nina...e o terminei sem saber ainda que ela existia dentro de mim. E depois nos encontramos e falamos sobre ela... a sua reação quando soube foi inesquecível! Sinto como se essa convivência única e indelével tenha passado para a existência dela. Porque, pra mim, foi realmente um marco na minha humilde vida. Que sorte a minha! Obrigada! Por existir. Por ser quem és e como és. Por ser arte. Pela arte. Aliás, a arte agradece. Viva Fernanda! Saúde, saúde, saúde! Nosso filme "O juízo" estará na Mostra SP semana que vem. E 12 de dezembro nos cinemas. @danbehr

Uma publicação compartilhada por Carol Castro ?C.C??? (@castrocarol) em