Topo

Encontro: voluntário desabafa sobre óleo no Nordeste e emociona internautas

Vandécio Santana pediu socorro ao Nordeste em conversa com Fátima Bernardes durante o Encontro - Reprodução/TV Globo
Vandécio Santana pediu socorro ao Nordeste em conversa com Fátima Bernardes durante o Encontro Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

23/10/2019 12h15

Vandécio Santana, nordestino que está atuando como voluntário na batalha contra as manchas de óleo que assolam a região há quase dois meses, fez um desabafo durante o Encontro, da TV Globo.

O marinheiro foi convidado por Fátima Bernardes para relatar o que está passando nos últimos dias. Vandécio, de início, tentou explicar ao público e aos telespectadores a textura do óleo e fez um alerta.

"É bruto e cru. Parece aquele chocolate que não sai da sua mão quando você vai fazer massa de bolo. Todo pessoal que está ajudando vai ter problema de descascamento de pele", disse ele à apresentadora.

Enfático, Vandécio também afirmou que as luvas cedidas aos voluntários não são adequadas. "Elas vão até o pulso e não são ideais. Era para ser usada uma luva mais grossa dcom produto químico, daquelas que vêm até as axilas. Este produto é altamente inflamável".

O nordestino, que se mostrou indignado com a falta de solução para o problema durante a atração fez um apelo aos telespectadores e à plateia. "A gente está precisando de socorro. Os peixes estão morrendo no fundo do mar. Vim aqui para transmitir a minha mensagem. Esse óleo vai chegar em Fernando de Noronha em breve. Isso não é brincadeira", falou.

Rapidamente, internautas no Twitter se emocionaram com o discurso de Vandécio.

Veja algumas reações: