Topo

"Toda forma de amor deve ser aceita", diz Mel Maia sobre pai gay em novela

Mel Maia como Cássia em A Dona do Pedaço - Globo/João Miguel Júnior
Mel Maia como Cássia em A Dona do Pedaço Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

28/10/2019 04h00

Mel Maia teve uma estreia explosiva na televisão ao interpretar Rita na primeira fase de Avenida Brasil (2012), aos 7 anos. Fenômeno de audiência quando foi originalmente ao ar, a trama vem repetindo o sucesso agora, em reprise no Vale a Pena Ver de Novo. A jovem atriz conquistou rapidamente o público, espontânea e cheia de cenas difíceis, tornando-se um caso raro na TV: uma criança que cresceu diante das câmeras e conseguiu emplacar uma carreia de sucesso.

Hoje, aos 15 anos, Mel mais uma vez está em destaque no horário das 21h, em A Dona do Pedaço, e vem chamando a atenção ao assumir publicamente seu namoro com João Pedro, jogador do Fluminense.

Em entrevista ao UOL, Mel relembra esse sucesso, fala sobre seu atual trabalho e sobre como é crescer diante do público da TV, além de acompanhar o próprio amadurecimento novela a novela.

É culpa da Rita!

Mel Maia como Rita em Avenida Brasil (2012) - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Mel Maia como Rita em Avenida Brasil (2012)
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

A estreia de Mel, na pele da protagonista de Avenida Brasil na primeira fase, foi marcada por cenas muito dramáticas e resultou em uma parceria marcante com Adriana Esteves —a vilã Carminha.

"Essa novela representa o início de toda a história que eu construí na Globo. Tenho várias lembranças, as gravações com todas as crianças no lixão, que eram superdivertidas, as cenas na casa da mãe Lucinda [Vera Holtz]. Morro de saudade só de pensar!", derrete-se ela.

E o sucesso continua, mesmo na reprise. De acordo com a atriz, seu número de seguidores nas redes sociais, que passam dos 6 milhões, aumentou desde que a trama voltou a ser exibida.

"Estou amando a reprise, porque só agora estou realmente assistindo à novela. Naquela época eu era muito novinha. É incrível a repercussão que a Ritinha tem, até hoje sou reconhecida por ela na rua."

Quando eu era menor não sabia avaliar tanto, mas, agora que cresci, vi que realmente foi um trabalho muito bom, porque uma criança tão pequenininha mostrar coragem para debater com uma mulher que a maltratava foi uma coisa que surpreendeu todo o mundo. Quando a novela foi ao ar, eu não esperava que fosse marcar tanto no coração das pessoas, que elas fossem se lembrar da minha personagem até hoje.

Filha homofóbica

Mel Maia, Malvino Salvador e Guilherme Leicam em A Dona do Pedaço; a estudante tem conflitos com o pai ao saber que ele é gay - Globo/Paulo Belote - Globo/Paulo Belote
Mel Maia, Malvino Salvador e Guilherme Leicam em A Dona do Pedaço; a estudante tem conflitos com o pai ao saber que ele é gay
Imagem: Globo/Paulo Belote

Atualmente, Mel está de novo em uma novela das 21h, mas, desta vez, com uma presença bem maior. Ela interpreta Cássia em A Dona do Pedaço, a filha de Agno (Malvino Salvador) e Lyris (Deborah Evelyn), que rejeita o pai ao descobrir que ele é gay.

"Definiria minha personagem como ingênua e um pouco carente. Ingênua pelo fato de não saber realmente como são as coisas atualmente, como encontros pela internet, as formas de amor, e carente por não ter muitos amigos nem o amor do pai. Sinceramente, eu acho que não tenho nada parecido com a Cássia [risos]."

Um aspecto que chama a atenção na história é o fato de Cássia, mesmo sendo uma adolescente moderna, ser preconceituosa com o pai, algo que parece destoar da realidade. Mel concorda que é difícil ver pessoas de sua idade sendo homofóbicas.

"É muito raro eu ver alguém com mais ou menos a minha idade sendo preconceituoso ou homofóbico, mas o bullying eu vi acontecer neste ano na escola", ressalta ela. Mel garante que teria uma reação diferente da de sua personagem caso fizesse a mesma descoberta na vida real.

"[Essa revelação] Deve ser conduzida com delicadeza, pois, mesmo sendo algo que não cabe muito nos dias de hoje, infelizmente já aconteceu demais. Acho que inicialmente me sentiria um pouco chateada pela mentira, mas, com certeza, depois tudo ficaria normal. Todas as formas de amor têm que ser aceitas."

Cenas tensas

Cássia é atacada em A Dona do Pedaço - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Cássia é atacada em A Dona do Pedaço
Imagem: Reprodução/Globo

A Dona do Pedaço também está abordando um tema denso: Cássia conheceu uma pessoa via internet e achou que se tratava de um amigo, mas descobriu que era um pedófilo. Foi atacada por ele, mas conseguiu fugir do criminoso. A cena teve grande repercussão e foi uma das mais pesadas da novela de Walcyr Carrasco.

Mel relembra como foi o processo de preparação para as gravações: "Essas cenas fizeram com que eu me colocasse no lugar de muitos adolescentes que já passaram por isso. Foi algo tão real que acabou tocando meu coração também. Eu me preparei ensaiando as cenas com o ator que interpretou o Lauro, e isso ajudou bastante. Não sei dizer se ainda virão cenas pesadas".

A atriz ressalta que vê a abordagem da novela como um importante alerta. "É um horário que atinge muitas pessoas, e esses assuntos vão abrir os olhos de muitos pais e de muitos adolescentes", opina.

Crescendo na TV

Quando estreou na TV, Mel tinha 7 anos. Hoje, aos 15 anos e tendo trabalhado em uma série de novelas, como Joia Rara (2013), Além do Tempo (2015) e Deus Salve o Rei (2018), a atriz teve uma oportunidade rara: de acompanhar o próprio crescimento na televisão.

Apesar da fama e da exposição precoce, ela garante que não sentiu que sua infância foi afetada pelo trabalho.

Minha infância foi a melhor! As crianças nunca me trataram diferente por eu ser famosa, mas claro que tinham curiosidades. E eu nunca deixei de fazer nada nem de ir a lugar nenhum por ser famosa. Com a adolescência é quase a mesma coisa. O que muda é que preciso ter mais responsabilidade para conseguir fazer as coisas que eu amo e também para estudar.

Mel Maia e o namorado, o jogador João Pedro - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Mel Maia e o namorado, o jogador João Pedro
Imagem: Reprodução/Instagram
Para ela, ver as mudanças em seu corpo na TV foi algo "natural, pois aconteceu aos poucos", e ela frisa que já não é mais tratada como criança. "As pessoas lidam muito bem com isso, elas sabem que estou crescendo."

Agora, Mel está focada em seguir sua carreira de atriz, estudando no Tablado, famosa escola de teatro no Rio de Janeiro.

Fora das telas, chamou a atenção do público seu namoro com o jogador João Pedro, 18, do Fluminense. Para ela, no entanto, essa curiosidade não é novidade.

"Não me surpreende nem me assusta [a curiosidade das pessoas]. Já estou acostumada", diz ela, rindo.

Tudo o que eu fiz até hoje teve muito carinho, porque é o que eu amo fazer desde pequenininha, sempre foi o meu sonho! Eu sempre quis, tentei e aconteceu!