Topo

Picolé de Avenida Brasil hoje tem 20 anos e é pai: "Tinha esse sonho"

O ator João Fernandes em Avenida Brasil (2012) e atualmente, com o filho - Reprodução/Globo/Divulgação/Montagem UOL
O ator João Fernandes em Avenida Brasil (2012) e atualmente, com o filho Imagem: Reprodução/Globo/Divulgação/Montagem UOL

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

30/10/2019 04h00

Sete anos separam a primeira exibição de Avenida Brasil da reprise, atualmente no ar no Vale a Pena Ver de Novo. O suficiente para mudar totalmente a vida de um dos filhos adotivos da mãe Lucinda (Vera Holtz), que em 2012 tinha apenas 14 anos e fazia sua quarta novela na Globo. Hoje, aos 20, João Fernandes está no ar como o Tadeu em Malhação:Toda Forma de Amar e, aos 20, é pai do pequeno Nicolas, fruto de seu relacionamento com a atriz Mabel Calzolari.

Segundo o ator, a paternidade era algo que ele buscou. "Pra mim foi o maior barato! Quando a gente soube, óbvio que foi um baque, porque não era uma coisa esperada. Eu já tinha conversado sobre isso com ela, estava preparado, tinha muita vontade, mas a gente não sabia. Quando acontece, sempre tem aquela coisa: 'Será que era o momento certo? Como vai ser?'. Mas dá tudo certo, com o apoio da família, dos amigos", conta o ator ao UOL.

O ator João Fernandes e a noiva Mabel Calzolari com o filho, Nicolas - Divulgação - Divulgação
O ator João Fernandes e a noiva Mabel Calzolari com o filho, Nicolas
Imagem: Divulgação
O filho de Fernandes está com três meses de vida. O ator derrete-se ao falar do bebê, dizendo que a paternidade é umas das melhores coisas que aconteceram em sua vida. Além disso, garante que não se sente inseguro por ser pai jovem.

"É muito uma coisa social, isso de ter uma 'idade mínima' pra ser pai. Cada um tem a sua forma de viver. E a gente está se adaptando da nossa forma, a gente tem que arcar com as nossas responsabilidades na vida. O Brasil é um dos países com maior número de abandono paterno. Pra gente foi muito gostoso porque eu tinha o sonho. Mas em que arcar com as consequências, e eu posso dar toda minha palavra que é muito legal, não existe arrependimento", destaca.

Lembranças do lixão

João Fernandes como Picolé em Avenida Brasil - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
João Fernandes como Picolé em Avenida Brasil
Imagem: Reprodução/Globo
Apesar da pouca idade, João Fernandes tem um currículo extenso na televisão, com trabalhos também na Record e SBT. Em 2012, após ter trabalhado com Amora Mautner em Cordel Encantado (2011), recebeu uma ligação para repetir a parceria com a diretora, dessa vez em uma novela das 21h. De cara, acabou participando de um dos maiores sucessos de audiência do horário.

"A melhor coisa de rever é lembrar o momento em que eu estava na minha vida. Tinha acabado de sair de Cordel Encantado, tinha ficado um tempo fora. A gente fez essa novela que eu gostei muito, não só pelo estouro que foi, mas porque pude fazer cenas diferentes também, era uma construção complicada, essa coisa do lixão, era uma vivência eu não tinha", relembra.

Muito coração, mas pouca noção

Alanis Guillen e João Fernandes em  Malhação: Toda Forma de Amar - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Alanis Guillen e João Fernandes em Malhação: Toda Forma de Amar
Imagem: Globo/João Miguel Júnior
Atualmente, João tem despertado a ira de fãs de Malhação: Toda Forma de Amar com seu Tadeu que, entre outras ideias mirabolantes, sugeriu que Rita (Alanis Guillen), sequestrasse sua filha da família de Lígia (Paloma Duarte).

"Acho que o Tadeu é um coração bom sem noção. Ele quer fazer tudo bem, com ideias boas, mas não tem o menor limite. É uma coisa que eu chamo de 'síndrome de super-herói': quero resolver tudo sozinho. Acho que o Tadeu tem isso com a Rita. Ele quer resolver as coisas e acaba atrapalhando", defende.

E sim: além de estar no ar em duas novelas ao mesmo tempo, o ator (e muitos fãs) também notaram que em ambas contracena com uma personagem chamada Rita. "Tem vários memes no Twitter dizendo: 'O Tadeu antes de conhecer a outra Rita e ficar maluco'", conta ele, aos risos.