Topo

Jane Fonda é presa pela 4ª semana seguida em manifestação pelo clima

A atriz Jane Fonda é presa pela quarta vez durante manifestações contra mudanças climáticas nos EUA - Siphiwe Sibeko/Reuters
A atriz Jane Fonda é presa pela quarta vez durante manifestações contra mudanças climáticas nos EUA Imagem: Siphiwe Sibeko/Reuters

Do UOL, em São Paulo

01/11/2019 15h15

A atriz Jane Fonda foi detida novamente hoje enquanto protestava junto de um grupo no Senado em Washington, nos Estados Unidos. É a quarta semana seguida em que a artista é presa durante manifestações por melhoria nas políticas climáticas. Ativista, Fonda lidera o movimento "Fire Drill Fridays", que protesta todas as sextas pela causa.

No entanto, após a terceira prisão, a atriz receava que pudesse pegar mais de 99 dias presa caso fosse detida mais uma vez — e sair algemada era uma certeza que ela tinha antes mesmo de comparecer ao protesto de hoje.

Em entrevista à Vulture, na quarta, ela disse que teria de comparecer a uma audiência — protocolo de praxe para quem já foi preso três vezes no país. Como a data ainda não foi definida, entendia que seria muito pior ser presa antes de passar pelo procedimento.

"Pode ser muito sério se eu for presa antes da minha audiência — o que, de fato, acontecerá. Então provavelmente serei presa (de vez) depois da audiência", contou à revista.

No protesto de hoje, Fonda estava acompanhada das atrizes Rosanna Arquette e Catherine Keener; elas foram aplaudidas pelos presentes no local, que gritavam "Poder às crianças, poder às pessoas" e "Isso é como a democracia se parece", segundo o The Hollywood Reporter.

"Mulheres têm muitas das soluções para a crise climática", disse Fonda enquanto era algemada.

A atriz vem carregando uma série de famosos para se juntarem à causa. Na manifestação da última semana, o ator Sam Waterston, seu colega na série "Grace and Frankie", também foi preso enquanto a acompanhava.