Topo

A Fazenda tem dia marcado por denúncia de racismo, demissão e choro

Sabrina de Paiva em A Fazenda 11 (Foto: Reprodução/PlayPlus) - Sabrina de Paiva em A Fazenda 11
Sabrina de Paiva em A Fazenda 11 (Foto: Reprodução/PlayPlus) Imagem: Sabrina de Paiva em A Fazenda 11

Colaboração ao UOL, em São Paulo

06/11/2019 19h03

A quarta-feira em A Fazenda 2019 foi marcada pela repercussão de uma grave denúncia de racismo sofrida por Sabrina Paiva. Após a ex-Miss São Paulo ter ouvido alguém chamá-la de "macaca" nos bastidores do programa, os fãs reagiram e pediram respeito nas redes sociais, enquanto seu perfil exigiu providências à Record. Hoje, a emissora informou que demitiu um operador de câmera identificado como o autor da ofensa, e o advogado da peoa disse que tomará medidas na esfera criminal contra a agressão.

A polêmica começou ontem, pouco antes da prova do fazendeiro, quando Sabrina disse ter ouvido uma ofensa enquanto aguardava o primeiro contato do apresentador Marcos Mion. Ao levantar para pegar água, ela ouviu alguém da produção, por trás dos vidros da sede, falar "Senta aí, macaca". A RecordTV reagiu rápido e emitiu nesta manhã um comunicado confirmando as informações da modelo. De acordo com a assessoria da emissora, "um operador de câmera fez um comentário racista e teve seu contrato de trabalho rompido".

Pouco após a emissora divulgar o comunicado, Sabrina recebeu um envelope informando sobre a demissão do funcionário e que ela pode tomar uma medida judicial. "Eu tinha certeza que eu tinha ouvido, que bom que isso aconteceu. Fico mais tranquila", disse a modelo.

sabrina - Reprodução/RecordTV - Reprodução/RecordTV
Imagem: Reprodução/RecordTV

Choro e desabafo

Triste, Sabrina chorou e comentou com os colegas que por vezes sente que o país não teve nenhuma real conquista em relação ao racismo estrutural. A peoa disse que sempre se sentiu orgulhosa de suas conquistas, mas ser chamada de "macaca" em um programa de repercussão nacional coloca em questão a educação atual do brasileiro sobre o assunto.

"A cada diploma que um filho negro recebe, você não sabe um orgulho de uma mãe, porque ela não teve a mesma oportunidade, várias conquistas mínimas, que a gente consegue, que acha que está mudando, aí uma pessoa fala isso, aí a gente fica pensando", desabafou Sabrina.

sabrina 2 - Reprodução/PlayPlus - Reprodução/PlayPlus
Imagem: Reprodução/PlayPlus

Reincidência de insultos

Mesmo elogiando a atitude da RecordTV de demitir o funcionário responsável pela fala racista, os peões deixaram claro que esta não é a primeira vez que ouviram algo ofensivo por parte da equipe do programa. Guilherme e Rodrigo reclamaram sobre casos diferentes, e ambos tiveram suas falas cortadas pela transmissão. "Vamos ver se param essas piadinhas atrás dos espelhos agora, né?", comentou Rodrigo Phavanello.

Família levará caso à Justiça

A família de Sabrina acionou o advogado Guilherme Agostineto para tomar providências imediatas sobre o crime.

"Estamos em contato com o departamento jurídico da emissora. Iremos tomar todas as medidas judiciais pertinentes ao caso, inclusive na esfera criminal. Já solicitamos a divulgação do funcionário responsável pela ofensa. Ainda estamos analisando as responsabilidades", disse o defensor.

sabrina 3 - Sabrina de Paiva em A Fazenda 11 (Foto: Reprodução/PlayPlus) - Sabrina de Paiva em A Fazenda 11 (Foto: Reprodução/PlayPlus)
Imagem: Sabrina de Paiva em A Fazenda 11 (Foto: Reprodução/PlayPlus)

Mion defende Sabrina

O apresentador do programa, Marcos Mion, defendeu no Instagram que a peoa processe o funcionário demitido."Senti vontade de falar como pessoa, como ser humano", disse Mion, afirmando que sua emissora oferecerá todo o apoio jurídico à participante do reality.