Topo

Com diverticulite, César Filho recebe alta e diz: "Vou voltar mais forte"

César Filho recebe alta - Reprodução/Instagram
César Filho recebe alta Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

11/11/2019 16h57

Cinco dias depois de ser internado com diverticulite, doença gastrointestinal caracterizada pela inflamação dos divertículos, o jornalista César Filho anunciou que recebeu alta médica e que dará continuidade ao tratamento à base de antibióticos em casa.

"Graças a Deus eu recebi alta. Estou fazendo o tratamento agora, aqui em casa, porque eu tenho que seguir a rotina dos antibióticos, dois antibióticos diferentes, mais um específico para a diverticulite", disse ele.

"Essa semana ainda eu volto ao Sírio Libanês para fazer uma nova tomografia —será a terceira— para saber como é que estou e, finalmente, ser liberado a voltar trabalho", prosseguiu. "Eu não estou completamente curado, mas estou no caminho certo, graças a Deus, graças a vocês. Então pode ter certeza que vou voltar muito mais forte", completou.

Segundo o VivaBem, do UOL, o quadro da diverticulite é caracterizado pela inflamação dos divertículos, pequenas bolsas no intestino grosso (chamado de cólon) — órgão responsável pela absorção de água, bem como pelo armazenamento e eliminação dos resíduos da digestão que formam as fezes. Quando a doença é assintomática, ou seja, os divertículos existem mas não estão inflamados, ela é chamada de diverticulose.

* * *

Ouça o podcast UOL Vê TV, a mesa-redonda sobre televisão com os colunistas Chico Barney, Flávio Ricco e Mauricio Stycer. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.