Topo

Pannunzio republica mensagem contra dono da Havan após revogação de decisão

Pannunzio republica tuíte contra dono da Havan após revogação de decisão - Reprodução/TV Bandeirantes
Pannunzio republica tuíte contra dono da Havan após revogação de decisão Imagem: Reprodução/TV Bandeirantes

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

14/11/2019 20h27

Fabio Pannunzio republicou mensagem contra o dono das lojas Havan, Luciano Hang, depois que o Tribunal de Justiça de São Paulo revogou decisão na qual obrigava o jornalista a apagar a mensagem em até 48 horas sob o risco de multa.

"Acabou a censura ao meu Twitter", comemorou Pannunzio. "O desembargador João Francisco Moreira Viegas, do TJSP, acaba de revogar liminar concedida a Luciano Hang. Você não ganha uma, Véio da Havan! Perdeu para o Gregorio Duvivier e agora perdeu para mim", prosseguiu.

Em seguida, Pannunzio voltou a postar a mesma mensagem que desencadeou a briga na Justiça, e completou dizendo que Hang é "o maior inimigo da liberdade de informar ao país". (Veja os posts, na íntegra, abaixo)

Ao UOL, o jornalista comentou a nova decisão da Justiça. "Esse tipo de constrangimento judicial em si já representa um castigo para o jornalista que age corretamente. Porque a constituição da defesa, as custas judiciais, são caríssimas. Luciano Hang é hoje o maior inimigo da liberdade de expressão prevista no Art. XIV do Art. 5° da Constituição. Isto posto, todo jornalista tem o dever profissional de denunciá-lo, obrigação prevista no Código de Ética do Jornalista", afirma.

"Um capitalista às minhas custas"

Em setembro, Pannunzio e Hang trocaram farpas e acusações por meio das redes sociais. Em uma das mensagens, o jornalista provocou a ira do empresário e apoiador do presidente Jair Bolsonaro ao escrever.

"Um capitalista às minhas custas. Que paga impostos e não faz como você, que é um sonegador contumaz com trânsito em julgado. Pague seus impostos, Véio da Havan E pare de roubar o dinheiro dos tributos que deveriam virar escolas, hospitais e creches."

Hang entrou na Justiça e conseguiu uma liminar determinando a retirada do post em até 48 horas. Mas, agora à noite, Pannunzio informou que conseguiu a revogação da decisão.

Hang ameaça Sheherazade

A briga entre os dois é longa: em junho, por exemplo, o empresário Luciano Hang usou matéria publicada pelo colunista do UOL Ricardo Feltrin, que citava a "redução de equipes e o desmonte no jornalismo do SBT", para saudar Silvio Santos e sugerir a demissão de Rachel Sheherazade.

Na ocasião, Pannunzio prestou solidariedade a colega dizendo que, na sua avaliação, ela estaria sendo perseguida graças àquilo que definiu como "macartismo bolsonarista".