Topo

Rafael e Thiago não agradam jurados e são eliminados de Mestre do Sabor

Rafael (à esq.) e Thiago (à dir.) deixam Mestre do Sabor - Reprodução/TV Globo Montagem/UOL
Rafael (à esq.) e Thiago (à dir.) deixam Mestre do Sabor Imagem: Reprodução/TV Globo Montagem/UOL

Do UOL, em São Paulo

15/11/2019 00h03

Rafael Lorenti e Thiago das Chagas não agradaram ao paladar dos jurados e, por isso, foram eliminados do Mestre do Sabor, reality gastronômico da Globo, hoje à noite. Ambos faziam parte da equipe do chef português José Avillez, que sofre as duas primeiras baixas nesta edição.

"Foi uma experiência fantástica. Avillez é sensacional. Agora é pegar essa convivência que a gente teve durante o programa e levar para vida", avaliou Lorenti, em sua despedida. "Eu vou levar muito a técnica do Avillez. Foi uma realização", afirmou Thiago.

Na primeira prova do dia, os cozinheiros foram desafiados a usar especiarias brasileiras como pacová, urucum, baunilha do cerrado e pimenta-de-macaco, por exemplo.

Cada equipe teve que cozinhar um menu de três pratos em 75 minutos e cada prato deveria conter pelo menos uma especiaria. E detalhe: os pratos teriam que ser finalizados em embalagens próprias para entrega em casa.

+ Receitas fáceis, rápidas e tudo sobre gastronomia: conheça a página de UOL Receitas

Nessa etapa, mesmo com o número de participantes menor, a equipe do chef Léo Paixão foi decretada a vencedora. Eles prepararam:

  • Ceviche de peixe defumado com caju e chips de batata doce
  • Bobó de camarão com puxuri, óleo de urucum e farofa de baunilha do cerrado
  • Arroz de rabada com pimenta de macaco e aioli

Com isso, o chef português José Avillez, até então invicto, sofreu a sua primeira derrota da temporada.

E as más notícias para Avillez não pararam por aí. Na prova eliminatória, com degustação às cegas, dois integrantes de sua equipe, acabaram sendo eliminados: Rafael e Thiago.

"Eu acho que mais do que as equipes, em certo momento, quem mostra são os cozinheiros, individualmente. Mas eu acho que temos que ser justos. É prova às cegas. Mas não deixam de ser grandes profissionais", analisou o veterano português.

"Respeito ao cozinheiro"

Em entrevista ao UOL, Claude Troisgros afirmou que uma das principais contribuições dos programas que surgiram nos últimos anos, na esteira do sucesso do MasterChef, no ar na Band desde 2014, é a valorização da profissão. Mas fez questão de salientar que o seu reality na Globo é diferente.

"O Mestre do Sabor é um programa em que valorizamos a nossa profissão por um lado positivo, em que acolhemos os pequenos produtores, mostramos as receitas tradicionais brasileiras. E fazemos o telespectador entender que o Brasil existe. Não é um programa comprado. É produzido no Brasil. E tem um diferencial pelo respeito ao cozinheiro e ao produto", comparou.

Final em dezembro

Segundo o colunista do UOL Flávio Ricco, as gravações do reality show já foram concluídas. A final será realizada ao vivo, no dia 26 de dezembro.

Ainda de acordo com Ricco, a Globo ainda não se pronuncia sobre nova temporada do programa.

***

Ouça o podcast UOL Vê TV, a mesa redonda do UOL sobre televisão com os colunistas Chico Barney, Flávio Ricco e Mauricio Stycer.

Os podcasts do UOL estão disponíveis no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.