Topo

Fernandinho é eliminado de MasterChef e homenageia mãe que morreu

Do UOL, em São Paulo

20/11/2019 00h35

Fernando Cavinato, o Fernandinho, foi eliminado do MasterChef - A Revanche, na noite de hoje, depois de bater de frente com Vitor Bourguignon em prova decisiva. Muito emocionado, o paulistano de 35 anos lembrou da mãe que morreu recentemente, ao se despedir do programa.

"Muitas pessoas estavam comigo, mas principalmente a minha mãe que conseguiu acompanhar o meu último MasterChef. Putz, ela tinha tanto orgulho que não tem vitória no MasterChef que vai me deixar mais feliz. Eu só tenho a agradecer mesmo", disse ele. "Depois que perdemos a nossa mãe, tudo ficou mais difícil. Ainda consigo ser feliz, uma coisa que eu pensei que não conseguiria. A vida é cheia de ciclos", completou.

No programa de hoje, os chefs foram divididos em duas equipes —vermelha e azul— e, pela primeira vez na temporada, foram desafiados a preparar um menu completo de quatro passos: amuse bouche, entrada, prato principal e sobremesa.

Os dois times teriam que reproduzir o menu e com pouco tempo à disposição, mas somente os capitães (Katleen e Estefano) poderiam ver e degustá-los.

Sob a liderança de Katleen, a equipe vermelha foi a vencedora preparando:

  • Blinis de caviar com creme azedo
  • Prime rib suíno com legumes assados e jus roti
  • Creme brûlée de chá preto
  • Creme de pepino com sorvete de wasabi e sal de manjericão (Veja detalhes das receitas, clicando aqui)

Na prova seguinte, os três cozinheiros do time perdedor teriam que limpar e filetar um atum inteiro. Quem fizesse o melhor trabalho se salvaria. "Então eu só peço para não destruírem o peixe", pediu Paola Carosella.

+ Receitas fáceis, rápidas e tudo sobre gastronomia: conheça a página de UOL Receitas

Estefano fez o melhor trabalho e foi salvo.

No discurso, ele se emocionou ao relembrar conversa com uma colega. "Viraram para mim e me perguntaram porque um confeiteiro entrou no MasterChef. E agora, eu percebo que, sim, um confeiteiro pode ser cozinheiro do MasterChef", disse ele, em meio a prantos. Vitor Bourguignon ao lado, ouviu o discurso do rival e reagiu com ironia. "Que besteira!"

Na prova eliminatória, os dois piores —Bourguignon e Fernando Cavinato, o Fernandinho— deveriam fazer dois pratos com o atum que limparam na etapa anterior.

Bourguignon impressionou os jurados com os dois pratos apresentados e derrubou o concorrente na prova eliminatória.

Quem você quer que ganhe MasterChef - A Revanche?

Resultado parcial

Total de 5835 votos
35,03%
Estéfano foi participante da primeira edição do MasterChef (Reprodução: Band)
37,26%
Divulgação/TV Bandeirantes

Quem leva?

Em enquete promovida pelo UOL, Vitor Bourguignon surge como o preferido dos leitores do portal a ganhar a edição de "A Revanche" do "MasterChef - Brasil". Ele aparece na ponta com 27,22% dos votos*, seguido por Estefano (22,86%) e Thiago (17,88%).

*A apuração parcial dos votos foi feita à 0h46. A enquete UOL não interfere no resultado do programa.

No programa anterior

Fabio perdeu no sabor ao executar uma espécie de marmitex japonês e, por isso, foi eliminado do MasterChef - A Revanche, na semana passada. O gaúcho de 33 anos foi superado pela mineira Katleen na prova decisiva.

"É triste [a eliminação], mas hoje é muito mais fácil pra mim sabendo que eu sou um profissional e não um amador", disse ele, ao se despedir. "A pressão [na cozinha do MasterChef] é quase irreal, mas vale a pena", completou.