Topo

Maju ganha Troféu Domingão e exalta o jornalismo em tempos de autoritarismo

Maju Coutinho no Troféu Domingão 2019 - Reprodução/Globo
Maju Coutinho no Troféu Domingão 2019 Imagem: Reprodução/Globo

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

15/12/2019 18h15

Maria Júlia Coutinho, a Maju, venceu na categoria jornalismo no Troféu Domingão 2019. A apresentadora do Jornal Hoje disputou o prêmio com Sandra Annenberg e Renata Vasconcellos.

Maju ficou radiante no palco do Domingão e foi ovacionada pela plateia. "Agradeço muito à votação popular. Estou lá representando uma galera, quase 40 pessoas do Jornal Hoje, num momento que alguns governantes flertam com autoritarismo. Agradeço ao público e divido com cada um dos meus colegas esse prêmio".

Faustão quis saber se Maju já pensou em desistir da profissão por conta dos ataques e preconceitos sofridos. "Quanto mais eu levo porrada, mais se faz necessária a minha presença, vou pela meditação para continuar. A gente tem que marcar presença, ainda mais num momento tão delicado e polarizado".

O apresentador comentou que a jornalista passou por muito preconceito e nunca saiu do sério. "Mulher competente, de muita ética e caráter e que enfrentou todo tipo de preconceito, afinal de contas, a inteligência, dicção, não tem nada a ver com a cor da pele. Ela é um orgulho da raça negra, serve de exemplo pra vocês que sofrem preconceito".

A jornalista, com passagens pelo Jornal Nacional e Fantástico destacou a importância de sua representatividade na TV. "É importante porque represento pessoas que passam a se ver na TV. Nós somos um país plural".