Topo

Ex-BBB Ana Paula Renault processa Sonia Abrão e Rede TV! e pede R$ 300 mil

Ana Paula Renault conversa com Marcos Mion durante participação no programa A Fazenda - Reprodução/PlayPlus
Ana Paula Renault conversa com Marcos Mion durante participação no programa A Fazenda Imagem: Reprodução/PlayPlus

Bruno Thadeu

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

18/12/2019 13h44

A ex-participante do BBB e de A Fazenda Ana Paula Renault processou a apresentadora Sonia Abrão e a Rede TV!. Na Justiça, Ana Paula pede R$ 300 mil de indenização por danos moral e material, alegando ter sido alvo de comentários ofensivos feitos por Abrão no programa A Tarde é Sua, da emissora também processada.

Os supostos insultos contra Ana Paula também teriam sido postados pela apresentadora da Rede TV! nas redes sociais.

No processo que tramita no Tribunal de Justiça de São Paulo, Ana Paula Renault diz ter sofrido ameaças nas redes sociais desde que foi eliminada da A Fazenda, em outubro do ano passado. Ela acusa Sonia Abrão de incitar telespectadores e internautas a persegui-la.

"Fica demonstrado que os réus [Sonia Abrão e Rede TV!] teceram acusações gravíssimas, mentirosas e difamatórias contra a autora [Ana Paula], capazes de destruir a imagem, a honra e a respeitabilidade de qualquer pessoa. De tal modo, Excelência, que a autora passou a ter sua honra rotineiramente atassalhada e sua intimidade devassada pelos réus, nos mais diversos meios de comunicação (internet, televisão, redes sociais)", registrou a representação jurídica de Ana Paula.

"Desde o fim do programa, até hoje, a autora vem recebendo mensagens ofensivas, de inúmeras pessoas tudo em decorrência das acusações falsas e propositais ditas pela ré [Abrão]", complementou.

Ana Paula Renault ganhou projeção nacional em 2016 após participação no BBB 16, da Rede Globo. Dois anos depois, a jornalista integrou a 10ª edição da A Fazenda. Ela deixou o reality exibido pela Record após perder na votação popular para Nadja Pessoa.

O jurídico da ex-participante do reality acusa Sonia Abrão de "propagar mentiras", sobretudo envolvendo uma suposta agressão cometida por Ana Paula.

No processo, a apresentadora teria chamado Ana Paula de "desequilibrada", "louca" e "mentirosa".

"A ré [Sônia Abrão] disse em seu programa que gostaria que a autora saísse do reality show e fosse direto para um hospício. A ré chegou ao ápice do absurdo ao acusar a autora de agressora de idosos, por conta de uma inverídica acusação da Vida Vlatt [participante da A Fazenda]", argumentou a defesa de Ana Paula, apontando ainda que Sonia Abrão teria dado "apelido maldoso" à participante.

Os advogados de Ana Paula acrescentaram no processo que Abrão apelidou a ex-peoa de "Anabelle", em referência à boneca que dá nome a um filme de terror. "A ré [Abrão] só passou a se referir à autora com o apelido de Anabelle. Nunca chamou a autora pelo nome, ultrapassando totalmente os limites do jornalismo sério e profissional, tudo com o único intuito de diminuir, achincalhar e destruir a imagem da autora".

Rés no processo, Sonia Abrão e Rede TV! ainda não foram intimadas judicialmente. Ao UOL, a assessoria de comunicação da emissora informou que a empresa e a apresentadora não comentarão o caso.

A reportagem entrou em contato com o jurídico de Ana Paula Renault, mas não obteve retorno. A matéria será atualizada assim que as respostas forem enviadas.