Topo

Por que a Rainha Elizabeth vai discursar sem sua coroa no Parlamento

A rainha Elizabeth 2ª senta-se ao lado do príncipe Charles na cerimônia de abertura do Parlamento - Leon Neal / POOL / AFP
A rainha Elizabeth 2ª senta-se ao lado do príncipe Charles na cerimônia de abertura do Parlamento Imagem: Leon Neal / POOL / AFP

Do UOL, em São Paulo

19/12/2019 13h24

Resumo da notícia

  • A Rainha Elizabeth 2ª não usará uma coroa ao fazer discurso para abertura do Parlamento britânico
  • Segundo o site da instituição, motivo é o "caráter único" das últimas eleições gerais
  • Príncipe Charles também vai comparecer sem o seu traje militar, preferindo um terno normal

Hoje, a Rainha Elizabeth 2ª vai fazer um discurso no Parlamento, marcando a abertura de uma nova legislatura após a vitória do Partido Conservador nas eleições gerais. No entanto, a monarca avisou que não comparecerá com trajes formais e sua coroa.

No site oficial do Parlamento britânico, as razões para a cerimônia em "circunstâncias reduzidas" são explicadas: o texto cita o "caráter único" da última eleição, que foi convocada de surpresa pelo governo, e a proximidade do Natal.

Ao invés de seu traje formal, a Rainha deve surgir com um vestido comum e um chapéu na cerimônia. Em 2017, ela fez o mesmo para a inauguração de uma legislação comandada pelo partido rival dos Conservadores.

Além do look mais "modesto" da Rainha, o seu filho, o Príncipe Charles, também vai comparecer sem o seu traje militar, preferindo um terno normal.

Ouça o podcast UOL Vê TV, a mesa redonda do UOL sobre televisão com os colunistas Chico Barney, Flávio Ricco e Mauricio Stycer.

Os podcasts do UOL estão disponíveis no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.