Topo

Filho autista de Marcos Mion dança Michael Jackson na rua e pai comemora

Ver essa foto no Instagram

Felicidade é isso. Dance como se ninguém estivesse olhando. Faça o que da vontade! Mesmo que seja, do nada, mandar um RUSBÉ no meio da rua! Em Florença. Com direito a gritinho bem mais alto do que o do original! . Não é simples viajar com uma criança autista. São incontáveis break downs, que é quando ele perde o foco, a calma e entra num espiral impossível de controlar de angústia e raiva. São incontáveis. Muitos por dia. Por causa da espera, do casaco, do caminho que mudou, da comida que não tinha, do IPad que não pode ser alto, da mão que precisa lavar, do almoço que acabou sendo antes do combinado, por causa de toda e qualquer mudança que existe numa viagem para outro país com várias pessoas ... ou seja, a lista vai embora. Mesmo. . Todos tem que estar com a paciência, tolerância e compaixão em dia. Inclusive para tomar uma tapas e socos bem fortes. Rsrs! . Mas pra nós tanto o difícil, quanto o fácil são necessários. É como se eu não soubesse o que fazer da vida se não tivesse que ajudar nas escadas, olhar se não vai pro meio da rua, arrumar um banheiro 10 minutos depois que saímos do restaurante, levar ao banheiro, ajudar a vestir, arrumar o sorvete que tá caindo, vestir o casaco, preparar a comida...tudo que o Romeo precisa é o que me dá razão para viver. Aprendi a ser pai sendo pai de um autista, é o que faço melhor e a mais tempo! . Famílias autistas, sei que não é fácil, mas o segredo é se encantar com os momentos puros e mágicos como esse que não foi planejado e, por sorte, eu gravei! A alegria que não dá pra controlar. A ponto de virar uma dança no meio da rua. Essa beleza é única e fascinante. Eu não lembro a última vez que uma felicidade me fez ter um impulso, uma urgência de dançar na rua! . Essa intensidade, seja pro ruim, seja pro bom, representa o autismo na nossa vida. Tudo é intenso. Sentimos que nossa vida é diferente, mais completa, mais conectada, mais de verdade, humilde, sofrida e por isso, o amor e a gratidão regem nosso dia a dia. . Tem que saber amar pra ser da comunidade autista. Tem que saber amar ao próximo como a si mesmo ou, no meu caso, mais do que a mim mesmo. . #FamilyFirst #Autism #Autismo .

Uma publicação compartilhada por Marcos Mion (@marcosmion) em

Colaboração para o UOL

27/12/2019 18h56

Marcos Mion está de férias após finalizar os trabalhos na apresentação da edição 2019 de A Fazenda, o reality show da Record. Ele aproveitou o período de folga para visitar Florença, na Itália, ao lado de sua família.

Em seu Instagram, na tarde de hoje, ele compartilhou um vídeo fofo de seu filho, Romeo, imitando os passos de Michael Jackson em uma rua da cidade italiana - com direito a gritinho e tudo. Na legenda, Mion contou porque aquele era um momento tão especial.

"Felicidade é isso. Dance como se ninguém estivesse olhando. Faça o que da vontade! Mesmo que seja, do nada, mandar um RUSBÉ no meio da rua! Em Florença. Com direito a gritinho bem mais alto do que o do original!", começou o apresentador em um longo texto publicado junto ao vídeo.

Em seguida, ele explicou a situação.

"Não é simples viajar com uma criança autista. São incontáveis break downs, que é quando ele perde o foco, a calma e entra num espiral impossível de controlar de angústia e raiva. São incontáveis. Muitos por dia. Por causa da espera, do casaco, do caminho que mudou, da comida que não tinha, do IPad que não pode ser alto, da mão que precisa lavar, do almoço que acabou sendo antes do combinado, por causa de toda e qualquer mudança que existe numa viagem para outro país com várias pessoas ... ou seja, a lista vai embora. Mesmo".

Em seu relato, ele comentou sobre como é preciso lidar em uma situação como essa. "Todos tem que estar com a paciência, tolerância e compaixão em dia. Inclusive para tomar uns tapas e socos bem fortes", riu.

"Mas para nós tanto o difícil, quanto o fácil são necessários", continuou Mion. "É como se eu não soubesse o que fazer da vida se não tivesse que ajudar nas escadas, olhar se não vai pro meio da rua, arrumar um banheiro 10 minutos depois que saímos do restaurante, levar ao banheiro, ajudar a vestir, arrumar o sorvete que tá caindo, vestir o casaco, preparar a comida...tudo que o Romeo precisa é o que me dá razão para viver. Aprendi a ser pai sendo pai de um autista, é o que faço melhor e a mais tempo!", ponderou.

Na sequência, ele falou diretamente para as famílias que cuidam de pessoas autistas: "Famílias autistas, sei que não é fácil, mas o segredo é se encantar com os momentos puros e mágicos como esse que não foi planejado e, por sorte, eu gravei! A alegria que não dá para controlar. A ponto de virar uma dança no meio da rua. Essa beleza é única e fascinante. Eu não lembro a última vez que uma felicidade me fez ter um impulso, uma urgência de dançar na rua!", comemorou.

"Essa intensidade, seja pro ruim, seja pro bom, representa o autismo na nossa vida. Tudo é intenso. Sentimos que nossa vida é diferente, mais completa, mais conectada, mais de verdade, humilde, sofrida e por isso, o amor e a gratidão regem nosso dia a dia. Tem que saber amar para ser da comunidade autista. Tem que saber amar ao próximo como a si mesmo ou, no meu caso, mais do que a mim mesmo", finalizou o apresentador.

Nos comentários, ele recebeu diversas mensagens de apoio de fãs famosos e anônimos. Gabriela Pugliesi, por exemplo, escreveu: "Sua missão é incrível e você tá cumprindo tão bem! É lindo de ver, de ler? Essa família é mto abençoada e pura inspiração!". Ricardo Maguila elogiou Romeo: "Que figura!", disse. "Amei a dança! Só você papai, se todos os pais fossem você quem nem você a vida era só alegria", disse uma outra internauta.