Topo

Valesca Popozuda pede para Parada LGBT de São Paulo incluir HIV como tema

Valesca Popozuda pede a inclusão de HIV e AIDS nos temas da Parada LGBT de SP - Reprodução/Instagram
Valesca Popozuda pede a inclusão de HIV e AIDS nos temas da Parada LGBT de SP Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, de São Paulo

07/01/2020 16h44

Na tarde de hoje, Valesca Popozuda usou sua conta no Instagram para fazer um pedido aos organizadores da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.

A funkeira, que tem se tornado atuante na defesa do público LGBT, publicou um vídeo em que pede a inclusão do HIV e da AIDS como temas da festa, por considerar importante uma maior conscientização das pessoas a respeito da doença.

"Esse vídeo é um pedido para a Associação da Parada do Orgulho Lgbt de São Paulo! Foi prorrogado para o início de janeiro a escolha do Tema da Parada 2020, até hoje, vinte e três edições depois, nunca o Hiv e a Aids foi tema da Parada", começou ela na legenda da publicação.

Em seguida, ela explica o motivo do pedido. "Apesar do Hiv e da Aids não serem uma pauta exclusiva da comunidade LGBTQIA+, não dá para nós negarmos que ela é uma pauta prioritária.

Entendendo hoje que a Aids é o que mais mata nossa comunidade, ao menos 3.500 pessoas por ano, achamos que não há tema mais importante que esse", ponderou.

A cantora também aproveitou para sugerir uma segunda pauta: "Outro tema discutido nas reuniões foi a Democracia. Obviamente não dá para negar a urgência de discuti-la também, por isso, sugerimos o tema "DEMOCRACIA É ACESSO! LGBT + PREVENÇÃO E TRATAMENTO PARA O HIV E A AIDS", declarou.

Valesca encerrou fazendo um apelo: "Vamos para a rua, vamos exercer e lutar por nossa democracia com o tema da Aids e do Hiv. Além das mortes, esse tema traz muito estigma para quem vive com hiv ou para quem vive com Aids!", finalizou, recebendo amplo apoio na caixa de comentários.