Topo

Mion celebra sanção de lei para autistas: "Notícia mais importante da vida"

Marcon Mion com o filho mais velho, Romeo - Reprodução/Instagram
Marcon Mion com o filho mais velho, Romeo Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL

09/01/2020 14h54

Marcos Mion comemorou hoje a sanção da Lei Romeo Mion, cujo nome foi inspirado no filho mais velho do apresentador de "A Fazenda". O artista escreveu um post no Instagram dizendo que a aprovação da lei, que favorece pessoas com autismo, foi "a melhor notícia" da vida dele.

"Eu não sou de dar repost, mas tenho 40 anos e quando um jornal dá a notícia é porque é importante! E nesse caso é a notícia mais importante da minha vida (até agora, né? Porque o melhor sempre está por vir!)", escreveu Mion.

Romeo, 14 anos, tem autismo e, de acordo com Mion, transformou completamente sua vida. O apresentador tornou-se um ativo militante pelos direitos das pessoas autistas.

Em novembro, ele escreveu um post emocionado no Instagram dedicado ao filho. "Quanta experiência você me dá, meu filho. Sem você, eu teria passado essa vida sem conhecer o autismo, sem achar meu propósito e, sem dúvida, não seria uma sombra do homem que sou. Você é a maior força motora da minha vida, sem você eu não estaria ajudando milhões de famílias".

O presidente Jair Bolsonaro anunciou hoje a sanção da Lei Romeo Mion, que cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

O texto também determina que pessoas com autismo terão prioridade no atendimento em estabelecimentos públicos e privados, e obriga cinemas a oferecerem, uma vez por mês, sessões específicas para pessoas com autismo.