Topo

OPINIÃO

Um dia confinada na casa do BBB 20: treta, champanhe e paredão surpresa

A turma toda de influenciadores e jornalistas que esteve na casa do BBB 20 - Victor Pollack/Divulgação
A turma toda de influenciadores e jornalistas que esteve na casa do BBB 20 Imagem: Victor Pollack/Divulgação

Mari Monts

Do UOL, no Rio

20/01/2020 13h42

Resumo da notícia

  • Repórter do UOL entrou na casa do Big Brother antes da estreia do programa
  • Junto a outros jornalistas e influenciadores, ela participou de provas e até de um paredão
  • E conta como foi estar na casa mais vigiada do Brasil, além de adiantar novidades antes da estreia da 20ª edição, amanhã

Participar de um reality show já passou algumas vezes pela minha cabeça. Nunca foi um sonho, mas desde os meus sete anos —quando o Big Brother Brasil estreou, em 2002— eu me imaginava dentro do programa. E, para minha surpresa, na semana passada, surgiu a oportunidade de passar um dia na casa da 20ª edição do BBB. Minha reação não poderia ter sido outra: fiquei animada e ansiosa.

Eu, Mari Monts, com 24 anos, finalmente entraria na casa do BBB —mesmo que por algumas horas. A Globo convidou 12 influenciadores digitais e alguns jornalistas para participarem do que chamaram de BBBXperience, que aconteceu na sexta-feira (17). A ideia era conhecer, em primeira mão, o espaço onde os participantes ficarão confinados a partir de amanhã. A grande novidade deste ano, que também vai rolar no programa, é o uso dos celulares na casa —embora de modo restrito.

Repórter do UOL passa um dia na casa do BBB 20

Não tinha nem roupa para esse tipo de evento, mas saí toda empolgada de São Paulo para o Rio de Janeiro, me sentido uma futura sister. Ao chegar aos Estúdios Globo, o antigo Projac, que fica localizado em Jacarepaguá, houve uma recepção sem miséria, com champagne e até caviar para todos os participantes da experiência.

Esse foi o momento de conhecer os outros brothers por um dia e já criar as panelinhas. A aposta deste ano da Globo para o evento de divulgação foi dar mais espaço para influenciadores do que jornalistas. Por isso, nomes bem famosos das redes sociais, como Thaynara OG, Blogueirinha, John Drops, Lorena Improta, Gina Indelicada e Jade Seba estavam por lá.

É fato que a experiência já começa antes de entrar na casa. Passear pelos Estúdios Globo faz parte também da diversão. Os stories de Instagram e as fotos começaram a pipocar logo que embarcamos naquele carrinho de golfe tão famoso, que leva para lá e para cá as celebridades dentro do Projac. Não demorou muito para o Rômulo Estrela passar por nós, a Grazi Massafera também. Espaço de global, né?

Só uma espiadinha

Mari Monts entra gritando na casa do BBB - Victor Pollack/Divulgação - Victor Pollack/Divulgação
Entrei gritando na casa do BBB
Imagem: Victor Pollack/Divulgação

Depois que todo o mundo recebeu os microfones —sim, os mesmos que os participantes reais vão usar nesta edição—, finalmente fomos levados até a casa. Ela fica um pouco afastada dos estúdios das novelas e é cercada por muito mato. Nesse primeiro momento dentro do BBB, não podíamos usar o celular, todos os aparelhos foram recolhidos. Eu atravessei a porta gritando, os outros participantes também, e com os olhos arregalados: "EU TÔ NO BBB!". Parecia que a estadia era real e que ficaríamos lá os três meses —ou até o paredão.

A minha primeira impressão foi de que a casa é maior do que parece na televisão. O jardim é extenso, a piscina (a tão famosa piscina) e o ofurô são convidativos, mesmo com o tempo nublado. Reparei logo de cara em algumas mudanças na área externa: colocaram uma cozinha perto da piscina e criaram uma calçada da fama, que homenageia todos os vencedores do programa.

BBB 20 - detalhe da casa do reality show da Globo - Divulgação - Divulgação
A casa tem algumas novidades, como a cozinha do lado de fora
Imagem: Divulgação

E vamos de barraco

Assim que a produção nos devolveu os celulares, começou a chuva de stories, lives e fotos. Afinal, a graça dessa experiência era poder mostrar em primeira mão alguns detalhes da casa. Foi aí também que a zoeira ficou mais forte, os influenciadores incorporaram ainda mais seus personagens e rolou até uma encenação de treta (que parecia bem real). Afinal, o que é um Big Brother sem troca de farpas e gritaria?

Blogueirinha acusou John Drops de fazer panelinha, e o "barraco" se instalou. Ela chamou o John de falso e fofoqueiro. Ele retrucou dizendo que ninguém gostava dela e que "O Brasil tá vendo". De repente, todo o mundo estava envolvido e defendendo algum dos lados. Fui para o grupo do John, porque a Blogueirinha estava alterada demais. Acabou sobrando até para mim, ela não gostou do meu posicionamento e me chamou de feia. Tudo registrado na live que fiz no perfil do Instagram @UOLTVeFAMOSOS.

O UOL TÁ VENDO, BLOGUEIRINHA!

Se não tem prova, não é BBB

Até aquele momento, nosso acesso era apenas na área externa. Eu e todos os participantes estávamos esperando o desafio surpresa, que já havia sido anunciado quando a Globo nos fez o convite. Durante a gritaria e o êxtase do pessoal, Tiago Leifert apareceu. Quer dizer, não em carne e osso, mas sua voz. Escutá-lo foi a comprovação real de que eu estava dentro do BBB.

O apresentador, então, lançou nosso desafio. Funcionou assim: um jogo de verdadeiro ou falso sobre a nova edição do programa. Se ganhássemos, teríamos acesso ao lado de dentro da casa. Se perdêssemos, ficaríamos só na área externa.

Durante a dinâmica, todos iniciaram lives, e a intenção era que os seguidores ajudassem com as respostas. Leifert fez cinco perguntas, acertamos quatro. A única que erramos foi sobre a divulgação dos novos participantes da casa. A questão dizia que o anúncio seria feito ao vivo. Respondemos que sim, mas, na verdade, foi feito ao longo da programação da Globo no sábado (18). Mesmo assim, ganhamos!

Será que sujei a cama do BBB?

Casa liberada, mas não toda. Antes de entrarmos, novamente os celulares foram recolhidos. A área interna não poderia ser mostrada ainda nas redes sociais. Isso ficou com a Globo. Conhecemos cinco cômodos, a começar pela sala, que recebeu a decoração de Selva. Depois a cozinha —realmente gelada— que ficou como Sibéria. Os dois quartos que pudemos entrar foram a Vila BBB e o Céu. O confessionário também, que ganhou uma espécie de brechó, com itens de edições icônicas.

O primeiro quarto em que eu entrei foi a Vila, deitei na cama de casal com meu tênis, desfiz o edredom e tudo mais. Será que deixei rastros de sujeira por lá? Espero que não. Depois fui para o quarto Céu e, se eu pudesse escolher, ficaria lá. Fiquei encantada com as nuvens, parecia cenário de filme. Neste momento, Leifert conversou com a gente e contou que toda a decoração havia sido inspirada em outras edições de sucesso do programa.

Paredão surpresa!

O tour dentro da casa não durou muito, mas, antes de a festa ser liberada no jardim, nos reunimos na sala como todo começo de Big Brother para nos apresentar, como se já não nos conhecêssemos.

Enquanto cada um falava nome, cidade e profissão, Leifert aparece em voz e anuncia um paredão surpresa. De brincadeira, claro. John Drops contra Blogueirinha! Depois de toda a treta na área externa, a produção colocou os dois na berlinda. Cada um fez seu discurso de por que deveria ficar na casa. Blogueirinha, nada modesta, disse que ela era linda e autêntica, por isso merecia ganhar o prêmio. Além de acusar novamente John Drops de falsidade. John disse que precisava do dinheiro para pagar as parcelas de uma viagem.

Para a minha decepção, John foi eliminado. E Blogueirinha saiu soberana. O Brasil claramente não sabe votar.

Calma que tudo não passou de encenação!

Tiago Leifert, apresentador do BBB20 - Reprodução/TVGlobo - Reprodução/TVGlobo
Tiago Leifert, apresentador do BBB 20
Imagem: Reprodução/TVGlobo
Bronca de Leifert para fechar com chave de ouro

A festa ficou pronta e fomos para a área externa. A produção devolveu nossos celulares, e as redes sociais voltaram a bombar. Com direito a champanhe, comidinhas e até um bolo, sentimos o luxo que é estar dentro do BBB. E, para deixar a festa com um ar nostálgico, as ex-sisters Fernanda Keulla, Vivian Amorim e Ana Clara apareceram para brindar com a gente.

O clima de despedida apareceu quando a música do Paulo Ricardo começou a tocar. É o hino do reality! Então, nos reunimos para uma foto oficial e cantamos em coro: "Uh, é BBB! Uh, é BBB!". E, como previsto, Leifert veio com a triste notícia de que teríamos que deixar a casa. Mas teve gente que não se conformou e queria mais.

Mesmo com o tempo nublado e garoando, Thaynara OG, John Drops, Justin Neto, Maíra Medeiros, Lorena Improta, Laura Brito e a Blogueirinha aproveitaram os últimos segundos para pular na piscina. E não saíram tão fácil. Leifert repetiu algumas vezes que a experiência havia acabado e que precisávamos ir embora. Os influenciadores, então, migraram da piscina para o ofurô.

Na verdade, ninguém atendeu ao pedido do apresentador e começamos a gritar: "Eu não vou embora. Eu não vou embora!". A bronca veio instantaneamente: "Eu preciso entregar a casa agora!".

Como tudo que é bom dura pouco, saímos do BBB praticamente expulsos por Leifert. Ficamos ao total três horas, mas já deu para sentir o gostinho do que são os três meses confinados. Que experiência!