Topo

Angelina Jolie produzirá série na BBC para educar crianças contra fake news

Jolie fez questão de que o programa tivesse uma abrangência global - Tiziana FABI / AFP
Jolie fez questão de que o programa tivesse uma abrangência global Imagem: Tiziana FABI / AFP

Do UOL, em São Paulo

24/01/2020 18h29

A atriz Angelina Jolie anunciou que vai produzir uma série educativa para crianças e adolescentes aprenderem a identificar e combater Fake News.

O programa que vai se chamar BBC My World (BBC Meu Mundo, em tradução livre) e será exibido todos os domingos na emissora BBC World News, o canal mais assistido da BBC.

Jolie fez questão de que o programa tivesse uma abrangência global, assim a série será traduzida para 42 línguas além do inglês e disponibilizada no Youtube da BBC.

"Como mãe, estou muito satisfeito que o Serviço Mundial da BBC esteja dando esse passo", disse Jolie. "Também é importante para mim que o projeto seja global e ajude os jovens de diferentes países a se conectarem e a terem maior conscientização e entendimento das notícias em nível internacional".

Uma pesquisa encomendada pela BBC revelou que as crianças começam a consumir notícias aos sete anos de idade e começam a acessar as redes sociais com 12 anos.

Além disso, eles se incomodam em ver adultos falando sobre suas realidades ao invés de crianças com suas idades.

"Nenhum pai pode isolar completamente seu filho de notícias falsas. Mas o que podemos fazer é dar às crianças as ferramentas para distinguir o genuíno do falso e incentivá-las a desenvolver um pensamento crítico", afirmou o diretor de serviços mundiais da BBC, Jamie Angus.

Não há previsão para a estreia da série.