Topo

Ana Maria Braga revela novo câncer no pulmão: "Mais agressivo"

Do UOL, em São Paulo

27/01/2020 10h30

Resumo da notícia

  • A apresentadora de 70 anos revelou o diagnóstico durante seu programa na Globo
  • Ela confirmou que começou o tratamento na sexta-feira (24), com um ciclo de quimioterapia e imunoterapia
  • "Só recordando um pouquinho, eu tive dois pequenos cânceres de pulmão no ano passado e vocês me deram força"
  • Ana Maria já teve câncer de pele e no reto, além do diagnótico no pulmão
  • Ela tradicionalmente opta por falar de seus problemas de saúde com transparência, sempre dando informações na TV aos fãs

A apresentadora Ana Maria Braga revelou que luta mais uma vez contra um câncer. Durante o Mais Você, ela afirmou que foi diagnosticada com câncer de pulmão, mal que já combateu anteriormente. Aos 70 anos, ela confirmou que começou o tratamento na sexta-feira (24), com um ciclo de quimioterapia e imunoterapia.

"Só recordando um pouquinho, eu tive dois pequenos cânceres de pulmão no ano passado e vocês me deram força. Um foi operado e o outro foi tratado com radiocirurgia. Agora, infelizmente eu fui diagnosticada com outro câncer de pulmão. É um adenocarcinoma, semelhante aos anteriores, mas que é mais agressivo e não é passível de cirurgia ou radioterapia", explicou.

"Eu descobri esse câncer no começo do ano, eu já sabia disso e vim aqui [ao ar] já com o encaminhamento que vou ter, no meu tratamento. E no dia 24, eu recebi o primeiro ciclo de tratamento, que constitui de quimioterapia com imunoterapia, no hospital BP Mirante, lá em São Paulo", adicionou.

Ana teve outros episódios de câncer. Em 2001, foi diagnosticada com câncer colorretal e foi tratada com quimioterapia. Os primeiros episódios de tumores no pulmão foram em 2015. Cerca de um ano depois, ela foi considerada curada.

"Eu não sabia se poderia estar aqui hoje, porque quando se faz uma quimioterapia e uma imunoterapia, como é meu tratamento, tem esses efeitos colaterais. Não vai cair o cabelo, a quimioterapia é diferente, evoluiu, mas tem sintomas que quem faz quimioterapia sabe, tem dias que você fica mais sensível e a imunoterapia também pode ocasionar isso", prosseguiu Ana.

"Quem está me tratando é o doutor [Antonio] Buzaid e ele diz que entrou nessa briga comigo como entrou nas outras: entrou para ganhar. E eu não tenho nenhuma dúvida de que vou ganhar", disse a apresentadora, que pediu pelas orações dos telespectadores. "Vai mesmo, tenho certeza", disse Louro.

"Eu queria muito contar com vocês do outro lado. E não sei o que me reserva, vou fazer mais alguns ciclos, minha aplicação é de 21 em 21 dias, vou fazer a próxima dia 14, e o remédio age durante esse período", explicou Ana.

Ela ainda salientou que tem férias que já estavam marcadas previamente à descoberta do novo câncer e que deixa o programa a partir do dia 7 de fevereiro. Serão três semanas de folga, com expectativa de retomar o comando do programa após o Carnaval.

"Espero estar com vocês até o dia 7, e vou estar, se estou tão bem depois da primeira. Acredito que vou sair dessa, e vou dividir com vocês estes momentos. Claro que se eu estiver 'estraçalhada' eu não vou vir aqui, mas vocês vão ficar sabendo", brincou ela.

Ana Maria separou alguns minutos do programa para revelar a notícia aos espectadores, dizendo que sempre aproveitou sua proximidade com sua audiência para poder ser transparente com notícias que a envolvem e afetam essa relação.

"É uma notícia importante, que se faz parte da minha vida, e é importante para mim, eu quero dividir com as pessoas que estão aqui, que me dão a oportunidade de estarem com vocês todos os dias", afirmou ela, que agradeceu à TV Globo por permitir que ela desse a notícia.

Em seu Twitter, a apresentadora agradeceu o carinho do público. "Eu agradeço, de coração, todo o carinho que estou recebendo! Eu sei que a luta é minha, mas é bom contar com esse apoio", escreveu ela.

"Minha vida sempre foi um livro aberto"

Ana Maria sempre optou por ser transparente a respeito de seus problemas de saúde e falou francamente ao público sobre o câncer descoberto em 2001. "Minha vida sempre foi —e eu sou, às vezes, até criticada por isso— um livro aberto. O que eu sinto eu falo, eu procuro sempre dizer a verdade e vocês sabem das minhas emoções aqui todos os dias", afirmou no Mais Você, antes de revelar o câncer no reto e na virilha.

Na época, ela ainda revelou qual seria o tratamento que realizaria e explicou aos telespectadores por que eles veriam programas gravados nos próximos dias, dizendo que teria de se afastar para realizar quimioterapia.

Ana também conversou com organizações que cuidam de pacientes com câncer e falou sobre sua experiência. Em um vídeo do Instituto Vencer o Câncer, ela fala sobre como é receber o diagnóstico. "É como se recebesse uma notícia de que está com os dias contados", afirmou, relembrando o câncer de pele que teve em 1991.

No vídeo, a apresentadora ainda fala sobre a dor e o sofrimento dos tratamentos, mas deixa uma mensagem de otimismo. "Eu conseguia ter forças. Isso que muda, você decidir viver, decidir brigar. Eu tinha uma força danada para guerrear. Tem que ter muita vontade nessa guerra."

Ela também relembrou o episódio durante o Mais Você em 2018. "Foi sério, as pessoas acham que câncer de pele [é] bobagem, tira. Eu tenho uma cicatriz que eu não ligo muito, é enorme. Era uma pinta que começou a crescer. Teve que fazer uma abertura grande, tirar uma parte grande da minha pele".

Fátima se emociona ao falar de câncer de Ana Maria: "Você é inspiração" - João Cotta/Divulgação/TV Globo - João Cotta/Divulgação/TV Globo
Fátima Bernardes abriu a edição de hoje do Encontro com um recado para Ana Maria Braga
Imagem: João Cotta/Divulgação/TV Globo
Fátima Bernardes presta homenagem

Logo após o encerramento do Mais Você, entrou no ar o Encontro, e a apresentadora Fátima Bernardes separou alguns instantes para dar forças à colega.

"Não tem como a gente começar esse programa, depois do que a Ana Maria falou, sem mandar um beijo enorme para ela. Um beijo meu, Ana, e de toda a nossa equipe. Você, como sempre, nos surpreende com a sua verdade, a força com que você faz o seu trabalho", disse Fátima.

"Nós também temos certeza que você vai vencer mais esta etapa. Não é a primeira vez nem a segunda, mas eu tenho muita convicção, muita fé, de que realmente toda a energia, todas as orações, todo o tratamento que você vai fazer, vai resultar em algo muito positivo, e logo logo a gente vai comemorar mais esta vitória".

A apresentadora ainda se emocionou ao definir Ana Maria como "uma inspiração". "Muito obrigada por dividir isso com a gente. Eu sempre falo isso para você, quando a gente conversa no fim do seu programa e no início do meu: você é realmente uma inspiração", comentou. "Um beijo enorme para você. Sou sua fã, digo isso sempre, e é de coração, viu? Estamos juntas para o que você precisar, o que você quiser", completou.

Ouça o podcast UOL Vê TV, a mesa redonda do UOL sobre televisão com os colunistas Chico Barney, Flávio Ricco e Mauricio Stycer.

Os podcasts do UOL estão disponíveis no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.