Topo

Em luta contra esclerose múltipla, ex-paquita diz: "Não é o fim do mundo"

Luise Wischermann - Reprodução / Instagram
Luise Wischermann Imagem: Reprodução / Instagram

Do UOL, em São Paulo

07/02/2020 13h08

Luise Wischermann traçou um plano para 2020: contar sua trajetória no livro Por que não eu?. No projeto, ela relembra a infância, a época em que foi paquita da Xuxa, o diagnóstico de esclerose múltipla e a vida no exterior.

"Tenho uma meta de lançá-lo online. Está em fase inicial do financiamento coletivo. Quem fizer as doações a partir de 50 reais receberá um livro e uma foto autografada. O objetivo é arrecadar 120 mil reais e fazer esse livro circular. Claro que estou aberta a editoras, mas inicialmente é um projeto independente", contou a ex-paquita.

"É um livro motivacional. Não é porque aconteceu comigo que vou parar. Quero mostrar que a doença não é o fim do mundo. E também quero traduzir para o inglês. Morei fora por 20 anos. É uma doença que atinge muita gente pelo mundo. No Brasil, são 40 mil casos; no mundo, 2 milhões. Quando postei a foto não tive a intenção de chocar ninguém. Postei para mostrar que mesmo f****, a gente consegue dar a volta por cima", completou.

Já o nome do livro foi escolhido por conta da reação que teve quando foi diagnosticada com a doença.

"O nome do livro é Por que não eu?, justamente porque o questionamento vem. Em vez de se perguntar "por que eu?", pergunto "por que não eu?". Fui descobrindo dia a dia como lidar com a doença", afirmou.

Luise descobriu a doença quando morava em Toronto, no Canadá, mas desconfia que o primeiro surto tenha acontecido na época em que vive em Munique, na Alemanha.

"Fui descobrindo dia a dia como lidar com a doença. A revolta sempre tem. Vira e mexe, estou chorando (risos). Tem muita gente que não se sabe lidar com a doença, tem gente que não sabe como seguir a vida", disse.

Aos 45 anos de idade, Luise já faz tratamentos há 15 anos, passando por convencionais e alternativos. Atualmente, ela usa um remédio específico, que é aplicado a cada seis meses por infusão.

"Fiz todo tipo de tratamento. Hoje, estou com o mais moderno que tem e sinto que estou bem. Foi meu médico da Suíça que indicou. O tratamento não é exatamente para melhorar ou curar. O tratamento é para que a doença não progrida", explicou Luise.

Casada com o empresário Cesário Mello Franco, Luise atualmente vive no Rio de Janeiro. Seu filho, Oliver, fruto do casamento com o canadense Bradley Denton, vive com o pai no Canadá.