Topo

Cardápio restrito do BBB 20 pode acentuar estresse, alertam nutricionistas

BBB 20: Babu, Felipe e Lucas almoçando na xepa - Reprodução/Globoplay
BBB 20: Babu, Felipe e Lucas almoçando na xepa Imagem: Reprodução/Globoplay

Daniel Palomares

Do UOL, em São Paulo

19/02/2020 12h00

Os participantes do "BBB 20" estão em pé de guerra diante da divisão de alimentos da casa. A turma da xepa, que fica restrita a comprar apenas alguns alimentos em quantidades não muito grandes, foi surpreendida por dois novos problemas: Lucas, um dos membros do grupo, não contribuiu com estalecas para realizar as compras da semana, diminuindo a quantidade possível de comida, e Victor Hugo, como castigo do Monstro, inseriu mais duas sisters, Bianca e Flayslane, no grupo mais desfavorecido da casa. A alimentação restrita da casa tem causado desavenças entre os participantes e também desperta preocupação entre nutricionistas procurados pelo UOL.

Com pouca comida e muitos barracos nos últimos dias, as consequências da alimentação escassa da xepa já se fazem sentir nos participantes. Thelma acordou na madrugada desta terça-feira (18), reclamando de dores na barriga por estar com fome. Outros brothers precisaram abrir mão de sua cota de biscoitos para que a sister tivesse o que comer.

Nas redes sociais, muitos se preocuparam com o estado de saúde de Thelma e até sugeriram que a médica teria perdido 15kg ao longo do primeiro mês de programa, informação depois desmentida pela Globo e pela própria família da participante. "Na central de monitoramento mostra que ela pesa 50kg e esse peso oscila um pouco. Uma vez apareceu 46kg e eu perguntei ao Dênis (marido) e ele disse que era o peso normal", publicou o perfil oficial de Thelma no Twitter, nesta terça (18).

Tendo entrado com este peso na casa, especialistas descartam que Thelma seria capaz de perder tantos quilos, mas não acham impossível que isso possa acontecer na vida real. "A perda de peso de 15kg pode trazer prejuízos à saúde, desde sintomas como dor de cabeça, mal-estar geral até doenças hepáticas", explica Fernanda Vaz, nutricionista clínica do Rio de Janeiro.

"É uma perda de peso bem agressiva, mas existem casos, sim. O estresse da competição e do confinamento poderiam colaborar com isso. Um metabolismo muito acelerado pode ter essa perda de peso exagerada. Não é algo saudável", concorda Christiane Bergamasco, nutricionista funcional da Clínica Dra. Cris Coelho, em São Paulo.

Mesmo que Thelma não tenha perdido tanto peso, a dieta da xepa é deficiente em vários aspectos e pode afetar os participantes, como a própria Thelma, que está com o cardápio restritivo desde a segunda semana do programa. Os escolhidos para a xepa não têm muitas opções para montar seus pratos, alternando basicamente entre arroz, feijão, ovos, macarrão instantâneo, biscoitos, rapadura e fígado.

Vale lembrar que alimentos como pepino, quiabo, taioba, jaca, repolho, moela, presuntada, dobradinha, rabada, língua de boi e carne moída vegana também estão disponíveis aos brothers, mas cabe ao grupo escolher o que será comprado.

Os alimentos contidos no cardápio da xepa contém fontes importantes de macronutrientes como proteína, carboidratos e gorduras. Entretanto, os micronutrientes como vitaminas e minerais podem estar deficientes neste padrão alimentar

Fernanda Vaz, nutricionista

"O macarrão instantâneo também não tem esses micronutrientes que falei. É um alimento pobre nutricionalmente", completa Fernanda.

"Eles não têm legumes nem frutas. São muitos alimentos de alto índice glicêmico, faltam vitaminas. Se eu pudesse, trocaria a rapadura por uma fruta", sugere Christiane.

"Períodos curtos dessa alimentação restrita não vão causar mal porque temos defesa. Se isso é prolongado por muito tempo, acima de 20 dias, por exemplo, aí sim é preocupante", alerta Christiane. "Por um, dois dias não vai afetar. Mais que isso, provável. Tudo isso aliado com o estresse, o consumo intenso de álcool nas festas... Com muito tempo nessa dieta, pode rolar um prejuízo: cair a imunidade, uma alteração no intestino, acentuar o estresse ao qual eles já estão expostos lá dentro", explica.

"O arroz e feijão é uma combinação interessante, mas cada pessoa tem uma necessidade nutricional diferente para consumir", pondera Fernanda. "Existem alimentos que devem fazer parte do cardápio, como frutas, verduras e legumes. Os mesmos são fontes dos micronutrientes que são importantes para manutenção de várias funções do organismos", conclui.

Procurada pelo UOL desde a manhã de terça-feira, a Globo disse não ter um posicionamento oficial até o momento da publicação desta matéria. O texto será atualizado tão logo o canal se manifeste.