Topo

Flávia Alessandra comemora sucesso do cabelo curto: "Libertação feminina"

Flávia Alessandra adotou o corte "joãozinho" para viver Helena em "Salve-se Quem Puder" - Reprodução/Instagram
Flávia Alessandra adotou o corte "joãozinho" para viver Helena em "Salve-se Quem Puder" Imagem: Reprodução/Instagram

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

19/02/2020 04h00

Flávia Alessandra adotou um corte curto com franja alongada, conhecido como pixie cut, para viver Helena, a personagem misteriosa e bem-sucedida de "Salve-se Quem Puder". Acostumada a colocar alongamentos nos fios com frequência por conta de seus papéis na TV, a atriz está adorando a praticidade do novo cabelo.

"Estou curtindo, é um cabelo que tem muito a ver com a Helena, visualizei ela desse jeito. Tive uma notícia na sexta-feira que fiquei empolgada, que a maior busca que tem hoje sobre o meu nome é por causa do cabelo. É uma nova era da mulherada, porque mulher de cabelo curto era algo tão distante da brasileira, fiquei super envaidecida", comemorou ela, nos bastidores da novela das sete, nos Estúdios Globo, no Rio.

O corte foi feito pelo cabeleireiro Marcos Proença que o define como um "Joãzinho com um ar mais moderno".

"É bacana quando vira referência para libertação feminina. O não cabelo é uma libertação do nosso ser. Nós, mulheres de uma vida inteira de cabelão, uma vez que temos cabelos curtos, vemos o contraste de vida, de trabalheira, de tempo que é. É algo muito novo ver as mulheres compartilhando e também tomando essa coragem", diz Flávia.

Mistério de Helena

Luna/Fiona fica mexida ao ver Helena e acaba desmaiando - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Luna/Fiona ficou emocionada ao ver sua mãe Helena
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

A personagem esconde segredos do passado que tem intrigado o público e a própria atriz, que garante não saber ainda detalhes do que motivaram ela a abandonar sua filha Luna (Juliana Paiva) na infância.

"Adoro me alimentar das teorias. Quando recebi esse papel, o grande desafio para mim era esse, não saber o passado dessa mulher. E o segredo dela é ter abandonado uma filha, o que para mim é quase que injustificável. Foi estimulante porque em 31 anos nunca fiz uma personagem assim. A gente vê muitas teorias, vou me alimentando de todas elas para estar ali com a Ju (Juliana Paiva)."

Recentemente, muita gente não se conformou por Helena não ter reconhecido a filha durante uma festa que aconteceu no Empório Delícia. Flávia consegue encontrar argumentos para defender sua personagem.

"Uma criança de 4 anos para 20 anos pode mudar muito. A Jujuba (Giulia Costa, filha mais velha da atriz) por exemplo mudou muito de feição. Não sei se ela reconheceu essa filha", opina.

"Ela não maltratou, ela não reconheceu. Teoricamente não reconheceu ou está protegendo aquela pessoa e por isso a afastou logo dali, achei incrível a resposta do público. Se é para odiar, que odeie, se é para comprar, que compre, não é para ficar no meio do caminho", completa a atriz, que não descarta a possibilidade de Helena ser do mal.

"Acho que ela pode ser uma vilã também. Tomo cuidado para, nas cenas, eu ser amorosa com os enteados, mas não ser melosa, para justamente deixar uma possibilidade", explica.

Conheça as personagens de Salve-se Quem Puder