Topo

Justiça condena dois homens por racismo contra Maju Coutinho

Reprodução/TV Globo
Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

09/03/2020 19h11

O TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) publicou hoje a decisão da 5ª Vara Criminal da Comarca da Capital, que condenou dois homens pelos crimes de racismo e injúria racial contra Maju Coutinho, jornalista da TV Globo.

Erico Monteiro dos Santos foi condenado a seis anos de reclusão e 30 dias-multa, e Rogério Wagner Castor Sales recebeu pena de cinco anos de reclusão e 24 dias-multa. Ambos cumprirão pena em regime semiaberto, mas ainda podem recorrer à decisão.

Eles também foram condenados por corrupção de menores por terem induzido três adolescentes à prática do mesmo crime. Os outros dois réus, Kaique Batista e Luis Carlos Félix de Araújo, foram absolvidos.

Erico e Rogério foram denunciados por frases como estas, que foram publicadas com perfis falsos nas páginas da Globo nas redes sociais: "Negros são uma raça maldita. Merecem morrer. Não era para ter acabado com a escravidão. Negros desgraçados merecem o Xicote [sic]".

O juiz Eduardo Pereira Santos Júnior classificou os atos como "enojantes".

"A escolha da vítima não foi à toa. Jornalista e apresentadora, competente e carismática, Maju, como é conhecida do grande público, foi eleita pelos réus por sua grande exposição no Jornal Nacional da Rede Globo. O ataque racista, desse modo, não estaria restrito a um gueto ou ao submundo da internet no qual transitavam os acusados. Ao atacar figura pública emblemática, os réus visavam - e de alguma forma obtiveram - ampla repercussão de suas mensagens segregacionistas", diz a sentença.