Topo

Globo se desculpa e diz que 'respeitou protocolos' com trans condenada

"O Fantástico e a Globo pedem desculpas à família da vítima e a todos os telespectadores", disse a emissora em nota lida por Bonner - Reprodução/TV Globo
"O Fantástico e a Globo pedem desculpas à família da vítima e a todos os telespectadores", disse a emissora em nota lida por Bonner Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

10/03/2020 22h20

A TV Globo se manifestou quanto às críticas recebidas por uma reportagem do "Fantástico" com o Dr. Drauzio Varella, em que apresentou os problemas enfrentados por presas trans. Quanto à Suzy Oliveira, entrevistada que ganhou um abraço de Drauzio, a emissora endossou posicionamento anterior divulgado pelo médico e pediu desculpas à família da vítima da detenta.

"Pelos mesmos motivos do Dr. Drauzio Varella, também o 'Fantástico' e a Globo pedem desculpas à família da vítima e a todos os telespectadores. A trans, Suzy, não foi presa por roubo, nem furto; ela cumpre prisão por assassinato e estupro de um menino", disse William Bonner ao final da edição de hoje do "Jornal Nacional".

A Globo, segundo nota lida por Bonner, só tomou conhecimento dos crimes de Suzy após a exibição do quadro no "Fantástico" do último dia 1º. "Só hoje a Globo se manifesta com mais clareza sobre o assunto porque respeitou protocolos de segurança, protocolos que autoridades públicas não seguiram", justificou o âncora.

Mais cedo, o Dr. Drauzio divulgou um vídeo (acima), também veiculado no Jornal Nacional, em que se refere ao crime de Suzy como chocante e pede desculpas à família da vítima, que foi "involuntariamente envolvida no caso".

O médico lamentou, mas assumiu a responsabilidade pela repercussão negativa que a reportagem teve. Ao final, ele ainda rechaçou a tentativa de exploração política feita por críticos: "Gostaria de dizer claramente e sem nenhuma chance de voltar atrás no futuro que nunca fui e nunca serei candidato a nada. As pessoas que estão explorando politicamente esse episódio podem ficar tranquilas."