Topo

Novelas, 'BBB' e programas: coronavírus muda toda programação da Globo

Reprodução/Globoplay
Imagem: Reprodução/Globoplay

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

17/03/2020 04h00

A pandemia do novo coronavírus levou a Globo a mexer em sua grade de programação, suspendendo programas, gravações de novelas e cancelando plateias de atrações como "Domingão do Faustão". As medidas afetaram até mesmo o principal produto da emissora: a novela das 21h, atração mais assistida da TV brasileira.

Ao adotar estas decisões, a emissora acata as recomendações do Ministério da Saúde, a fim de evitar o contágio pelo surto do vírus covid-19.

A seguir, veja as mudanças da programação da Globo:

Programas suspensos

Ana Maria BRaga - Reprodução / Instagram - Reprodução / Instagram
Imagem: Reprodução / Instagram

A Globo suspendeu temporariamente da grade de programação o "Mais Você", de Ana Maria Braga. O objetivo é ampliar a cobertura jornalística, com o "Bom Dia" de cada região ganhando 30 minutos de duração. O "Bom Dia Brasil" ficará no ar por mais tempo e o "Jornal Hoje", também com mais tempo, ocupará a faixa do "Se Joga" à tarde.

O "Globo Esporte" também foi afetado e ficará fora da programação por tempo indeterminado. "A gente vai terminar o Globo Esporte um pouco angustiado hoje porque a bola parou no mundo inteiro, mas a prioridade agora é a saúde e a informação. Por isso mesmo, a partir de amanhã, o Globo Esporte vai sair da grade de programação para que a Globo possa aumentar ainda mais a cobertura jornalística sobre o coronavírus", afirmou o jornalista Felipe Andreolli na edição de ontem da atração esportiva.

Novelas reprisadas

Amor de Mãe - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Imagem: Reprodução/Globo

As gravações de todas as novelas da Globo foram interrompidas em meio ao aumento de casos de infectados pelo covid-19 no Brasil. Com isso, a emissora optou por recorrer a reprises. A partir de 23 de março, a emissora reexibirá um compacto da novela "Fina Estampa" (2012) no lugar de "Amor de Mãe". A novela das sete, "Salve-se Quem Puder", será substituída por "Totalmente Demais" (2015), com Marina Ruy Barbosa e Fábio Assunção.

"Éramos Seis", que está em reta final, está com as gravações adiantadas e deve terminar em 27 de março. De acordo com a coluna de Patrícia Kogut, do jornal "O Globo", a intenção da Globo é evitar uma grande concentração de pessoas no set de filmagens e assim diminuir o tempo de gravações. Já "Malhação: Toda Forma de Amar" teve de ser encurtada e as gravações devem ser finalizadas dentro de duas semanas. Uma reprise deve ocupar o lugar da novela.

O Projac será até fechado nos próximos dias.

Plateias canceladas

Faustão - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Imagem: Reprodução/TV Globo

Programas tradicionais da Globo foram diretamente afetados pela pandemia do coronavírus. O "Domingão do Faustão", pela primeira vez em 31 anos, foi ao ar no último domingo sem plateia. Em média, 400 pessoas são colocadas no auditório do Faustão a cada fim de semana.

O UOL apurou que um novo balé foi contratado especialmente para esta edição, depois que uma das bailarinas do programa dominical foi diagnosticada com a covid-19. A profissional teria ainda ensaiado com 20 outras bailarinas na semana passada e, por causa disso, todas ficaram em quarentena. "O nosso balé está desfalcado", disse Fausto.

Para evitar aglomerações, o "Encontro com Fátima Bernardes" pela primeira vez foi apresentado sem plateia. "Eu já estou sentindo muita falta da energia das pessoas aqui pertinho, mas é fundamental seguirmos essas medidas de segurança", disse a apresentadora Fátima Bernardes.

O "BBB" também teve de se adaptar às mudanças e, no paredão desta noite, entre Babu, Pyong e Rafaella, o público não estará presente na plateia do programa. Apenas um representante de cada um dos emparedados participará do paredão.