Topo

Miriam Leitão critica Bolsonaro: 'exemplo de como não devemos fazer'

Do UOL, em São Paulo

19/03/2020 10h22

A jornalista Miriam Leitão fez críticas a postura do presidente Jair Bolsonaro na entrevista coletiva de ontem, junto com ministros para anunciar medidas contra a pandemia de coronavírus. "Essa é uma crise sem precedentes. O presidente foi lá e deu um exemplo de como não devemos fazer. Ele passa o tempo todo falando de assuntos diversos. Ele faz isso porque não tem foco, é um gestor de crise displicente", disse Miriam.

Na sua coluna na Rádio CBN de hoje, ela defendeu o papel da imprensa para levar informação confiável para as pessoas. "O presidente ainda não entendeu a gravidade da crise e a necessidade do governo. Ele falou que tem um clima de histeria. O que está acontecendo, na verdade, que a imprensa está dando um show. Não subestimou a crise, prestou informações. Estamos o tempo todo, buscando informação, levando informação e checando. Imediatamente tem a vacina contra a informação errada."

Ontem, o presidente e ministros deram entrevista usando máscaras de proteção. O fato gerou comentários na web por Bolsonaro ter retirado a máscara em alguns momentos para falar. A OMS (organização Mundial da Saúde) recomenda não mexer na máscara, para não correr risco de infectá-la.

"Cada vez que o presidente passa mensagens contraditórias, é um tempo perdido. O presidente se atrapalha tanto com a realidade como aquela máscara", apontou a jornalista.

Miriam também se referiu à fala de Bolsonaro dizendo que não incentivou os atos de simpatizantes do governo no dia 15. O presidente desconsiderou as recomendações de isolamento e foi cumprimentar os manifestantes em frente ao Palácio do Planalto. "Só para citar um exemplo, de novo falou que o vídeo da Vera Magalhães era de 2015. Todos sabem que é de agora. Acho que ele pensa como Gobbels: vou dizer uma mentira várias vezes até acreditar, virar uma verdade."