Topo

'Idade é um número e um número que não me define', diz Claudia Raia

Claudia Raia -
Claudia Raia

Colaboração para o UOL

20/03/2020 12h18

Em um bate-papo descontraído, Claudia Raia discutiu diversos temas em uma recente entrevista. A atriz conversou com a Revista Ela antes de entrar de isolamento, por conta do coronavírus, e falou sobre idade, maturidade e também relembrou da morte da mãe, que completou um ano.

Ao falar sobre crises etárias, a artista não foi atingida por nenhuma virada nessa questão, nem dos 30, 40 ou sequer 50. Aos 53 anos, ela se mostra uma mulher a frente de seu tempo e sem medo de envelhecer.

"Para mim, a idade é um número. E um número que não me define, amor. Já passamos dessa fase que idade era impedimento para qualquer coisa. Graças a Deus! Eu estou no meu auge pessoal e profissional. Não poderia estar mais feliz e aproveitando tudo. O passar do tempo me trouxe maturidade, e eu adoro isso. Hoje em dia, sei bem onde focar minha atenção, aprendi a priorizar. Isso é tão importante. Não tive crise porque a verdade é que nem percebi como cheguei aqui (risos). Foi tudo tão natural, tão orgânico", assumiu.

Claudia foi questionada como se imaginava aos 50 anos, quando era mais nova e se as expectativas dela mudaram agora que chegou a tal idade. A atriz acabou relembrando da mãe, que faleceu no ano passado, ao falar sobre isso.

"Vou te falar que não. Sabe por quê? Minha referência sempre foi minha mãe, Odette. Quando eu nasci, ela tinha 44 anos. Quando eu estava com 20, ela tinha 63. Amor, ela era de uma vitalidade, de uma força, de uma inteligência! Sempre impecável também (risos). Então, para mim, uma mulher de 50 anos era quem ela quisesse ser. E comigo é assim. Vejo que os jovens me adoram. Pelas redes sociais, tenho um retorno tão grande deles. Me impressiona muito. As mulheres também comentam muito nas minhas redes, falando que se sentem representadas, que gostam de ver o que eu posto. Elas vêm falar comigo sobre a importância de a gente falar da mulher de 50+, de verem as questões sendo colocadas. Porque a verdade é que se você não tem mais 30 ou 40 anos e nem tem 80, você está num limbo. É uma mulher invisível quase. E eu quero mostrar que estamos com tudo. Somos donas das nossas vidas, do nosso dinheiro, das nossas decisões, dos nossos desejos. É o nosso auge. Lá fora, vemos essas mulheres em capas de revista, fazendo desfiles de moda, protagonizando histórias no cinema, na TV. Aqui no Brasil, esse movimento ainda é tímido".

Quando a mulheres inspiradores, a grande inspiração dela é Odette: "Minha mãe é minha grande inspiração. Ela foi uma mulher forte, independente, guerreira, que criou duas filhas fortes, independentes para conquistarem o mundo. Sabe aquela pergunta: "Quem você quer ser quando crescer?". Minha resposta é minha mãe, sempre (risos). Admiro muito também a Jane Fonda. Que mulher espetacular! Ela é incrível, uma força da natureza"

Claudia também falou da grande preocupação que costumava ter quando mais nova que já não tem mais. "Acho que, de uma maneira geral, a gente leva tudo muito a ferro e fogo quando é mais novo, pensa que tudo é definitivo. E depois a gente vê que não é bem assim. A gente dá um jeito, desenvolve uma tolerância, entende que nem tudo é no nosso tempo, por mais que a gente queira (risos). Com a maturidade, você vai entendendo que 50% você faz. Dos outros 50%, a vida se encarrega. Não adianta você querer organizar tudo, ter controle sobre tudo. Isso é transformador!".

"Eu diria para as duas que elas estão no caminho certo. Diria para continuarem sendo do jeitinho que elas são. Que os sonhos se realizam. Que há muita história boa tanto para ser contada quanto para ser vivida. Diria também para começarem a meditar desde já. Eu comecei e não vivo mais sem. Ah, e já diria para viverem no modo econômico desde já. Mas não sei se elas escutariam muito essa parte (risos)", disse a atriz como conselho mais mulheres mais novas.

A artista realmente mostrou que não tem problemas com o envelhecimento, questão que costuma ser delicada para mulheres, ainda mais quando são atrizes ou cantoras, muito por conta do machismo nesse mundo.

"Acho que a principal delas é a maturidade que a gente ganha. Quando se é jovem, há uma urgência que não acaba nos beneficiando tanto. A gente quer fazer tudo junto ao mesmo tempo. E tem muita dificuldade de priorizar. O tempo vai nos mostrando que as coisas não precisam ser assim. Continuo fazendo mil coisas ao mesmo tempo porque eu amo. Sou essa pessoa que está sempre com um olho no projeto atual e pensando no que vem: no próximo espetáculo para produzir, no próximo personagem e por aí vai. Estou sempre com o olho nos dois lugares. Mas dentro disso tudo, priorizo o tempo para minha família, por exemplo. Quero estar com meus filhos, com meu marido, com meus amigos. Quero aproveitar a vida. Então, busco espaço para tudo, organizo minhas prioridades. É o que quero dizer quando brinco que estou no modo econômico (risos). Esse é um ganho enorme da maturidade".

Para que todas possam seguir seus conselhos de beleza, Claudia Raia compartilhou seus cuidados com o corpo e pele. A grande dica é não ficar parada e manter a pele sempre limpa, e hidratada.

"Eu tenho uma rotina intensa (risos). Faço aulas de balé, sapateado, musculação. Tenho uma alimentação balanceada e regrada. Para onde vou, por exemplo, levo minha marmita. Não saio de casa sem ela (risos). Bebo muita água porque água é vida, né, gente? Não dá para beber só um pouquinho. Tem que se hidratar sempre. Não uso muitos cremes. Eu costumo brincar que há dois momentos para eu passar creme: de manhã e de noite. Não adianta querer que eu passe no meio do dia porque isso não vai acontecer. Eu sempre tiro a maquiagem e não há possibilidade de dormir maquiada. Isso faz muito mal para pele".