Topo

Atitudes dos brothers que não são brincadeira, e sim racismo contra Babu

Babu  - Reprodução/Globoplay
Babu Imagem: Reprodução/Globoplay

Flávio Ismerim

Do UOL, em São Paulo

21/03/2020 04h00

Assim como na edição de 2019, o Big Brother Brasil deste ano tem levantado muitas discussões sobre falas racistas nas redes sociais.

Se no último BBB o grupo formado por Gabi, Danrley, Rodrigo e Rízia foi assunto no Twitter por rebater e esclarecer as posturas racistas de outros participantes do reality, nesta edição a principal questão levantada em relação ao preconceito é o isolamento sofrido pelo ator Babu Santana.

Muitas atitudes são tidas como "brincadeira", mas na verdade refletem o racismo estrutural. Confira 8 vezes em que Babu Santana foi vítima de preconceito:

1. Ivy, Pyong e Gizelly tirando sarro do pente garfo do Babu

O caso aconteceu no último domingo (15) e foi assunto do Twitter por muitos dias.

Os brothers Ivy, Pyong e Gizelly estariam fazendo uma brincadeira como qualquer outra. Mas a questão aqui é tratar como motivo de piada um acessório usado por pessoas negras para construir penteados específicos do cabelo crespo.

Ivy estranha o fato de alguém usar pente garfo e Pyong responde dando início à tiração de sarro. Ele chega a ironizar o cabelo de Babu, chamando-o de "especial" só porque o pente do ator é diferente dos acessórios usados por pessoas de cabelo liso.

Ivy cai na gargalhada e, em seguida, completa rindo: "eu nunca vi pente de cabelo assim na minha vida". Como se o diferente, por si só, fosse motivo de piada.

2. Gizelly diz que não comeria arroz feito por Babu se estivesse "macumbado"

Este é mais um caso que faz piada com elementos da cultura afro-brasileira.

Gizelly insinua que só não comeria o arroz feito por Babu se o alimento estivesse "macumbado".

Mesmo sendo advogada, a sister parece ter esquecido que fazer piada com a macumba, elemento central das religiões de matriz africana, é uma demonstração clara de racismo.

3. Marcela diz que se o BBB fosse uma escola, Babu seria o dono da cantina

A associação livre de pessoas negras a cargos de menor escolaridade é um reflexo da desigualdade social que atinge em cheio a população negra, parcela que recebe muito menos oportunidades no comparativo a outros recortes raciais.

A médica obstetra Marcela, que se diz defensora dos direitos humanos, fez questão de remendar a fala de Rafa, quando a influencer disse que se o BBB fosse uma escola, Babu seria o professor.

Para Marcela, cabe a Babu o papel de dono da cantina. O Twitter, mais uma vez, não perdoou a postura da médica.

4. Daniel disse que não vê a imagem de Babu no VIP, só na xepa

Dando sequência aos casos de livre associação de Babu a lugares e posições inferiores, Daniel, namorado de Marcela, uma vez declarou que não conseguia enxergar o Babu na parte VIP da casa.

Para estar no VIP, os brothers precisam ganhar uma das pulseiras que o líder recebe semanalmente. É o vencedor da prova que define quem poderá comer com ele do cardápio VIP e terá acesso ao quarto do líder.

Para Daniel, a imagem de Babu combina somente com a xepa, lugar onde os brothers têm orçamento limitado e opções mais baratas de comida. Babu passou mais da metade do programa se alimentando do cardápio restritivo, com porções e alimentos específicos.

5. Marcela prefere até ficar na xepa se Babu for pro VIP

Em conversa com Marcela, Thelma disse que, se fosse líder, levaria Babu e Prior para o VIP com ela, porque os dois já tinham passado muito tempo na xepa. Marcela discordou.

Além de dizer que não levaria os dois para o VIP, o que é direito dela, a loira ainda disse que preferiria ficar na xepa caso Babu fosse para o VIP.

Para a médica, que já havia demonstrado outras vezes ter aversão a Babu, é preferível comer mal a conviver com um homem negro.

Será que agora dá para entender por que Babu se sente desconfortável perto dela?

6. Ivy enxerga Babu como um monstro

Não é incomum a associação do homem negro ao estereótipo de monstro, muito por conta da imagem que se tem dos lugares que ele pode ocupar na sociedade.

A sister Ivy não ficou para trás e seguiu à risca o padrão racista de comportamento ao atribuir monstruosidade a um homem negro que só estava tentando se defender.

No momento em questão, Daniel havia chamado Babu de idiota primeiro. Depois da resposta de Ivy, Babu foi chorar e a web novamente não perdoou a sister.

7. Ivy e Marcela riram de Babu enquanto ele dormia

Além das outras atitudes já descritas, Marcela e Ivy ainda foram capazes de rir de Babu enquanto ele dormia, fazendo chacota do brother.

Ivy, inclusive, tirou sarro do peso do ator. "Muito gordo", disse, evidenciando também sua gordofobia.

8. Pyong disse que queria eliminar Babu para acabar com o medo da casa

Para Pyong, Babu precisava ser eliminado para acabar com o medo que as pessoas têm de ir à cozinha da casa — afinal, poderiam encontrar o ator por lá.

Em cima da ideia de monstro construída pelo grupo formado por Daniel, Marcelo, Ivy e Gizelly, Pyong acredita que Babu causa terror nos outros brothers.

Ironicamente, Pyong foi eliminado em um paredão contra Babu.

Thelma é o novo alvo?

A médica Thelma tem demonstrado apoio a Babu, sendo uma das poucas pessoas próximas a ele na casa.

Ela chegou, inclusive, a ser afastada pelo seu grupo de amigos (curiosamente, Marcela, Daniel, Ivy e Gizelly), por conta de sua amizade com o ator.

Por outro lado, Rafa e Manu Gavassi estão acolhendo Thelma e compreendendo a postura da sister.