Topo

Salve-se Quem Puder: 5 motivos por que a novela das 19h já deixa saudades

Kyra (Vitória Strada, à esq.), Alexia (Deborah Secco) e Luna (Juliana Paiva, sentada) são as protagonistas de Salve-se Quem Puder - Divulgação/TV Globo
Kyra (Vitória Strada, à esq.), Alexia (Deborah Secco) e Luna (Juliana Paiva, sentada) são as protagonistas de Salve-se Quem Puder Imagem: Divulgação/TV Globo

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

21/03/2020 04h00

Nos próximos dias, Salve-se Quem Puder sairá do ar por tempo indeterminado por conta da pandemia de coronavírus. A novela do autor Daniel Ortiz será exibida até o dia 28 de março e depois será substituída por uma reprise de "Totalmente Demais". A novela saí do ar bem no momento em que está bombando na audiência, apesar de ser muito criticada, vista como boba e até mesmo infantil.

Mas, críticas à parte, tem muito o que se lamentar sobre a suspensão do folhetim protagonizado por Vitória Strada, Deborah Secco e Juliana Paiva. Com um estilo leve e despretensioso, a trama é a fórmula perfeita para poder relaxar em tempos difíceis.

Eis cinco motivos que farão Salve-se Quem Puder deixar saudades:

Boba, mas carismática

Atores do elenco da novela Salve-se Quem Puder - REPRODUÇÃO/INSTAGRAM - REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Atores do elenco da novela Salve-se Quem Puder
Imagem: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Sim, Alexia é um pouco repetitiva. Sim, Kyra é um tanto escandalosa. Mas o fato é que as personagens da novela das 19h têm personalidades marcantes, que fazem com que cada uma se destaque a sua maneira. As três protagonistas conseguem trazer leveza e sensibilidade para dramas que poderiam ser muito difíceis, mas acabam ficando engraçados e fazem com que os espectadores torçam por elas.

Ajuda que a trama também é recheada de outros tipos vibrantes, que por mais que às vezes parecem estereotipados, como no caso de Ermelinda (Grace Gianoukas), trazem uma energia que deixa a novela agitada e prendem a atenção do espectador.

Tudo mundo curte um pastelão

Alexia se prepara para guerra de tinta em Salve-se Quem Puder - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Alexia se prepara para guerra de tinta em Salve-se Quem Puder
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

O humor em "Salve-Se Quem Puder" é dos mais escrachados e exagerados, com elementos que certamente deixaram Walcyr Carrasco mais do que orgulhoso — incluindo personagens do interior e animais de estimação. Por mais que situações sejam forçadas, trabalhos como "Chocolate com Pimenta", "Alma Gêmea", "Haja Coração" e "A Dona do Pedaço" mostram que o público ama, especialmente em momentos tristes, um bom humor pastelão, que permita alguém relaxar e soltar um riso fácil.

Tem seu lado bobinho? Com certeza. Mas é inegável a alergia simples que ver alguém levar uma torta traz.

Segredos e intrigas

Rafael (Bruno Ferrari) e Kyra (Vitória Strada) se beijam em cena de "Salve-se Quem Puder" - TV Globo/Camilla Maia - TV Globo/Camilla Maia
Rafael (Bruno Ferrari) e Kyra (Vitória Strada) se beijam em cena de "Salve-se Quem Puder"
Imagem: TV Globo/Camilla Maia

Outro trunfo que "Salve-se Quem Puder" tem a seu favor são as muitas intrigas e mistérios que cercam seus personagens, que aguçam a curiosidade do público sobre o que está por vir, Afinal, quem é o chefe de Dominique (Guilhermina Guinle)? Qual a verdade sobre o passado de Helena (Flávia Alessandra)?

São perguntas que inevitavelmente aumentam o interesse nos rumos da história. Mas, agora, as respostas só virão no dia em que a novela retornar.

Como um furacão

Luna (Juliana Paiva) em uma das cenas do furacão de Salve-se Quem Puder - Divulgação/ Globo/João Miguel Júnior - Divulgação/ Globo/João Miguel Júnior
Luna (Juliana Paiva) em uma das cenas do furacão de Salve-se Quem Puder
Imagem: Divulgação/ Globo/João Miguel Júnior

A trama de Daniel Ortiz começou com a exibição de um furacão. Desde então, ela tem se movido na mesma velocidade, com uma série de eventos e reviravoltas a cada semana. Dessa forma, a novela conseguiu evitar a enrolação e cativar a audiência ao longo de seus capítulos até aqui.

Resta saber que gancho ela usará para prender o público durante seu hiato.

Paz e amor

Ame ou odeie, o fato é que "Salve-se Quem Puder" tem uma história leve, despretensiosa, que permite ao telespectador curtir sem tensão. É só se sentar em frente à tela, dar uma risada ali, um sorriso aqui e logo mais o capítulo já acabou. Esse clima de tranquilidade permite ao espectador fugir dos problemas do dia e dia e ficar mais aconchegado.

E essas sensações certamente farão falta nos dias e semanas que estão por vir.