Topo

Família real em quarentena: rainha Elizabeth 2ª segue longe da família

19.03.2020 - Rainha Elizabeth 2ª deixando o Palácio de Buckignham, em Londres - Aaron Chown/PA Images via Getty Images
19.03.2020 - Rainha Elizabeth 2ª deixando o Palácio de Buckignham, em Londres Imagem: Aaron Chown/PA Images via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

24/03/2020 15h07

O castelo de Windsor precisou ser fechado ao público desde que a pandemia do novo coronavírus ganhou força no Reino Unido. Os arredores do castelo se encontram vazios e a vida da rainha da Inglaterra Elizabeth 2ª, de 96 anos, segue em um ritmo de espera.

Para sua segurança, ela deixou o Palácio de Buckingham e antecipou a ida para Windsor. A expectativa era que a rainha ficasse por lá para passar a Páscoa. No entanto, é provável que continue no local para não correr riscos em relação ao novo coronavírus.

Segundo informações do site Daily Mail, ela segue em auto isolamento e nem mesmo familiares próximos podem vê-la. "Obviamente, quanto menos pessoas estiverem em contato, melhor", disse uma fonte sobre a situação da família real britânica ao site.

Segundo essa mesma pessoa, o isolamento da rainha foi uma ação drástica tomada na semana passada após o governo compartilhar forte preocupação com a propagação da covid-19. Cerca de 100 funcionários reais foram instruídos a ir para suas casas para protegerem a rainha e a si mesmos.

Elizabeth 2ª e seu marido, Philip, 98 anos, foram para a residência de Windsor na última quinta-feira e estão em companhia apenas de algumas pessoas mais próximas.

Ainda segundo o Daily Mail, a médica real Dra. Anna Hemming, residente do Palácio de 2008 a 2014, afirmou que os dois serão monitorados de perto por sua equipe médica.

"A rainha tem uma equipe brilhante apoiando-a. Ela não vai querer assustar as pessoas desaparecendo, mas está fazendo o que é melhor para si mesma, sua família e para a população", afirmou Hemming.

Família real separada

O príncipe William e Kate Middleton, duque e duquesa de Cambridge, se mudaram com os filhos para Anmer Hall, residência da família real no condado de Norfolk, para se manterem mais protegidos. A distância da rainha Elizabeth 2ª de seus bisnetos é inevitável diante da pandemia.

Já o príncipe Harry e a esposa Meghan Marchle estão em quarentena no Canadá, onde vivem agora.

De acordo com o Daily Mail, houve relatos de que Harry está preocupado com a possibilidade da rainha e de seu pai serem infectados pelo novo coronavírus.

Uma fonte afirmou ao site que a presença deles na Inglaterra neste momento incerto seria importante. "É uma pena que eles não estejam aqui", afirmou.

E o príncipe de Gales?

O príncipe Charles, 71 anos, e a esposa Camilla, duquesa da Cornualha, de 72 anos, se mudaram para Birkhall, na Escócia. A residência oficial dos dois em Londres está fechada há cerca de três meses.

Aparentemente, o casal está seguindo as orientações de segurança para se protegerem. Pela idade, eles também entram dentro do grupo de risco.

A equipe do príncipe parece administrar um escritório online para discutir como Charles e Camilla podem usar as suas posições para ajudar os que mais precisam.