Topo

'Nos Tempos do Imperador': Veja quem é quem na novela das seis da Globo

Em "Nos Tempos do Imperador", Dom Pedro II (Selton Mello) fica dividido entre o amor por Luísa e o casamento com Teresa Cristina (Letícia Sabatella) - Divulgação/TV Globo/João Miguel Jr
Em 'Nos Tempos do Imperador', Dom Pedro II (Selton Mello) fica dividido entre o amor por Luísa e o casamento com Teresa Cristina (Letícia Sabatella) Imagem: Divulgação/TV Globo/João Miguel Jr

Do UOL, no Rio

24/03/2020 04h00

"Nos Tempos do Imperador", nova novela das seis da Globo, teve sua estreia adiada devido à pandemia do novo coronavírus. Com as gravações suspensas, a emissora não tem previsão de nova data e vai reprisar a partir da próxima segunda-feira (30) a novela "Novo Mundo", que antecede o período do reinado de Dom Pedro II (Selton Mello), pano de fundo da história da nova trama.

Enquanto isso, confira quem é quem na novela escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson.

Dom Pedro II (Selton Mello)

Selton Mello interpreta Dom Pedro II nas novelas "Nos Tempos do Imperador"  - João Miguel Júnior/Globo - João Miguel Júnior/Globo
Selton Mello interpreta Dom Pedro II
Imagem: João Miguel Júnior/Globo

O viajante Imperador é querido pelo povo e trabalha para o avanço do país investindo na educação. É casado com a Imperatriz Teresa Cristina (Leticia Sabatella), com quem tem as filhas Leopoldina (Melissa Nóbrega/ Bruna Griphao) e Isabel (Any Maia/ Giulia Gayoso) e terá um caso com Luísa, a Condessa de Barral (Mariana Ximenes), preceptora de suas herdeiras.

O imperador sente o país ameaçado após um encontro inesperado com o general Solano Lopez (Roberto Birindelli), comandante das tropas do Paraguai.

Teresa Cristina (Leticia Sabatella)

Leticia Sabatella é Thereza - Paulo Belote/Globo - Paulo Belote/Globo
Leticia Sabatella é Thereza
Imagem: Paulo Belote/Globo

Teve um casamento arranjado com Dom Pedro II (Selton Mello), pai de Leopoldina (Melissa Nóbrega/ Bruna Griphao) e Isabel (Any Maia/ Giulia Gayoso). Ela verá seu casamento ser ameaçado com a chegada da Condessa de Barral (Mariana Ximenes), preceptora de suas herdeiras.

É uma mulher protetora da família e apoia todas as decisões do marido relacionadas ao progresso do Brasil.

Isabel (Giulia Gayoso) e Leopoldina (Bruna Griphao)

Isabel (Giulia Gayoso) e Leopoldina (Bruna Griphao) são filhas de Teresa Cristina (Leticia Sabatella) com Dom Pedro II (Selton Mello) - João Miguel Jr/Globo - João Miguel Jr/Globo
Isabel (Giulia Gayoso) e Leopoldina (Bruna Griphao) são filhas de Teresa Cristina (Leticia Sabatella) com Dom Pedro II (Selton Mello)
Imagem: João Miguel Jr/Globo

Filhas de Dom Pedro II e da imperatriz Teresa Cristina. Isabel é a primogênita, responsável, e que admira muito a preceptora Luísa (Mariana Ximenes), uma mulher à frente de seu tempo.

Leopoldina é uma jovem impetuosa e vai sofrer um baque com uma doença ao longo da trama.

Luísa, a Condessa de Barral (Mariana Ximenes)

 Mariana Ximenes é Luísa, a Condessa de Barral - Paulo Belote/Globo - Paulo Belote/Globo
Mariana Ximenes é Luísa, a Condessa de Barral
Imagem: Paulo Belote/Globo

Mulher moderna, educada na Europa, domina diversos assuntos. Ao ser apresentada a Dom Pedro II deixa o imperador encantado por sua força e beleza.

Os dois acabam se envolvendo e vivem um romance clandestino.

Ela é a responsável por influenciar as princesas Isabel e Leopoldina com seus valores.

Eugênio, o Conde de Barral (Thierry Tremouroux) e Dominique (Thor Becker)

Thor Becker será Dominique, filho de Eugênio, o Conde de Barral (Thierry Tremouroux) e Luísa, a Condessa de Barral ( Mariana Ximenes) na novela "Nos Tempos do Imperador" - Divulgação - Divulgação
Thor Becker será Dominique
Imagem: Divulgação

É casado com Luísa, a Condessa de Barral, e pai do pequeno Dominique.

Sua mulher vai se apaixonar por Dom Pedro II.

Tonico (Alexandre Nero) e Nélio (João Pedro Zappa)

Tonico, o vilão da história, conta com a ajuda de Nélio (João Pedro Zappa) em suas armações. Os dois se conhecem na faculdade de direito e vão para a Bahia. Decidido a ser candidato a deputado pelo estado, Tonico nomeia Nélio como seu assessor.

Tonico é filho do Coronel Ambrósio (Roberto Bomfim); já Nélio é filho de Batista (Luis Melo) e Lota Pindaíba (Vera Holtz) e irmão de Bernardo (Gabriel Fuentes).

Tonico (Alexandre Nero) e Nélio (João Pedro Zappa)  - Paulo Belote/Globo - Paulo Belote/Globo
Tonico (Alexandre Nero) e Nélio (João Pedro Zappa)
Imagem: Paulo Belote/Globo

Pilar (Gabriela Medvedovski)

Gabriela Medvedovski é Pilar na novela "Nos Tempos do Imperador" - Paulo Belote/Globo - Paulo Belote/Globo
Gabriela Medvedovski é Pilar
Imagem: Paulo Belote/Globo

Filha de Eudoro (José Dumont) e irmã de Dolores (Julia Freitas/ Daphne Bozaski), ela tenta convencer o pai, fazendeiro e coronel da Bahia, a deixá-la estudar e realizar o sonho de se tornar médica.

Tenta fugir ao presenciar o pai prometer que ela irá casar com o grande vilão, Tonico (Alexandre Nero), futuro candidato a deputado pela Bahia. Na fuga ela conhece e se apaixona pelo escravo alforriado Jorge/ Samuel (Michel Gomes).

Jorge/ Samuel (Michel Gomes)

Michel Gomes é Samuel  - Paulo Belote/Globo - Paulo Belote/Globo
Michel Gomes é Samuel
Imagem: Paulo Belote/Globo

Homem corajoso, o escravo acredita na integração entre negros e brancos.

É acolhido por Luísa, a Condessa de Barral (Mariana Ximenes), que lhe dá uma nova identidade.

Durante a fuga, conhece e se apaixona pela destemida Pilar (Gabriela Medvedovski).

Germana (Vivianne Pasmanter) e Licurgo (Guilherme Piva)

Germana (Vivianne Pasmanter) e Licurgo (Guilherme Piva) de "Novo Mundo" voltam em "Nos Tempos do Imperador" - Paulo Belote/Globo - Paulo Belote/Globo
Germana (Vivianne Pasmanter) e Licurgo (Guilherme Piva)
Imagem: Paulo Belote/Globo

O casal de "Novo Mundo" aparece velhinho em "Nos Tempos do Imperador", continuação da novela, que será reprisada a partir de segunda (30) na Globo. Casados há anos, Licurgo e Germana moram na Taberna dos Porcos com o casal Quinzinho (Augusto Madeira) —outro personagem da novela anterior, filho da "famosa atriz" Elvira Matamouros (Ingrid Guimarães)— e Clemência (Dani Barros). Germana continua a mesma preguiçosa e mandona de sempre enquanto Licurgo acredita que sabe cozinhar, mas continua tendo seus pratos rejeitados.

Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias (Jackson Antunes)

Jackson Antunes será Duque de Caxias - João Miguel Jr/Globo - João Miguel Jr/Globo
Jackson Antunes será Duque de Caxias
Imagem: João Miguel Jr/Globo

Presidente do Conselho da Câmara dos Deputados e braço direito de Dom Pedro II (Selton Mello). É um dos poucos a saber do romance proibido entre o Imperador e Luísa, a Condessa de Barral (Mariana Ximenes).

Caxias é conselheiro de Pedro sobre os assuntos da monarquia e também amorosos.

Lota (Vera Holtz) e Batista (Luis Melo)

Pais de Bernardo (Gabriel Fuentes) e Nélio (João Pedro Zappa), eles viajam para a corte em busca de títulos e tentam uma aproximação forçada com os imperadores. Lota sonha com um título da nobreza.

Batista Pindaíba é dono de uma pequena propriedade rural em Pindamonhangaba, que vem aumentando graças à grilagem, falsificação de documentos para tomar posse de terras ilegalmente.

Celestina (Bel Kutner)

Bel Kutner é Celestina - Paulo Belote/Globo - Paulo Belote/Globo
Bel Kutner é Celestina
Imagem: Paulo Belote/Globo

Dama-de-companhia da imperatriz Teresa Cristina (Leticia Sabatella).

Dedica-se integralmente à monarca, mulher de Dom Pedro II (Selton Melo).