Topo

Morre chef Floyd Cardoz, vencedor do Top Chef Masters, por covid-19

O chef indiano Floyd Cardoz - Reprodução
O chef indiano Floyd Cardoz Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

25/03/2020 14h01

O chef indiano Floyd Cardoz, de 59 anos, é mais uma vítima da covid-19. Ele morreu hoje em Nova Jersey, nos Estados Unidos, uma semana após se internar em um hospital.

Cardoz ganhou fama quando abriu o restaurante Tabla, em Manhattan, no final dos anos 1990, virando sensação na cidade. Ainda em Nova York, ele abriu mais três estabelecimentos: North End Grill, Paowalla e Bombay Bread Bar. Ele ainda era sócio dos restaurantes Bombay Canteen e O Pedro, em Mumbai, na Índia.

The Hunger Inc, grupo que administra os restaurantes, divulgou um comunicado sobre a morte do chef. "É com muito pesar que informamos a morte do chef Floyd Cardoz, cofundador do The Hunger, no dia 25 de março em Nova Jersey. Ele deixa sua mãe Beryl, a mulher Barkha e os filhos Justin e Peter".

Cardoz retornou aos EUA de Mumbai no dia 8 de março com destino a Nova Jersey, onde mora. No dia 18, ele fez um post no Instagram contando que não estava se sentindo bem, tinha febre e, por "medida de precaução", tinha decido se internar em um hospital no dia anterior. Ele citou ainda que havia voado via Frankfurt, na Alemanha. Desde então ele não deixou mais o hospital.

Após a internação, o The Hunger Inc confirmou que Cardoz tinha testado positivo para a covid-19. O grupo informou o resultado ao departamento de Saúde da Índia e procurou pessoas que tiveram contato com o chef para que elas observassem eventuais sintomas.

O indiano venceu a 3ª edição do Top Chef Masters em 2011 e, entre participações em outros programas, apareceu recentemente na segunda temporada da série Ugly Delicious, da Netflix. No episódio, ele levou o apresentador David Chang ao seu restaurante em Mumbai.

"Eu não quero acreditar nisso", postou Chang em seu perfil no Twitter ao comentar a morte do colega. "As pessoas podem não perceber, mas boa parte da comida que você come hoje foi influenciada por Floyd quando ele estava no Lespinasse (premiado restaurante em Nova York) com o falecido chef Gray Kunz. A árvore genealógica que se criou neste hall da fama da cozinha mudou a gastronomia da América para melhor", escreveu Chang.

Profissionais e críticos de gastronomia comentaram a morte do chef. Pete Wells, do New York Times, disse que Cardoz fez uma "união deliciosa da comida francesa, indiana e americana, um idioma pessoal que ele inventou".

A apresentadora do Top Chef, Padma Lakshmi, também comentou a morte inesperada de Cardoz. "Ele nos fez tão orgulhosos. Ninguém que viveu em Nova York no começo de sua história poderá esquecer como Tabla era lotada e sua comida deliciosa. Ele tinha um sorriso cativante e um desejo de fazer todos ao seu redor felizes.É uma perda imensa".