Topo

Globo usa pergunta de Bolsonaro para rebater sua fala sobre o coronavírus

Márcio Gomes na TV Globo - Reprodução/TV Globo
Márcio Gomes na TV Globo Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

25/03/2020 10h58

A TV Globo usou uma pergunta - a princípio retórica - do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), durante o pronunciamento da noite de ontem, para rebater as falas do governante. Durante o programa "Combate ao Coronavírus", apresentado pelo jornalista Márcio Gomes, foi retransmitida uma fala de Bolsonaro questionando o fechamento de escolas. Especialistas responderam, rebatendo a sugestão do presidente e ironizando a pergunta que veio do "Jair, de Brasília".

No pronunciamento, Bolsonaro disse: "O grupo de risco é o de pessoas acima dos 60 anos. Então, por que fechar escolas?". Márcio e seus especialistas, usam, então, a pergunta para esclarecer que as escolas são um risco justamente para o grupo de pessoas acima de 60 anos.

Nas explicações, Márcio e os especialistas falam sobre a pergunta do "Jair, de Brasília", com um leve tom irônico, e explicam os fatores já veiculados vastamente sobre a questão: crianças podem pegar a doença e permanecer assintomáticas e passar a covid-19 para idosos em outros lugares, por exemplo. As aglomerações que se veriam em salas de aula também facilitariam a disseminação.

Os especialistas ainda pediram para que a população confie nas informações de médicos e da Organização Mundial de Saúde, e não apenas na fala de políticos. A TV Globo adotou tom crítico ao pronunciamento ontem, durante o Jornal Nacional.