Topo

OPINIÃO

Chico Barney: "Faustão se basta num celular melhor que qualquer youtuber"

Do UOL, em São Paulo

26/03/2020 04h00

As emissoras da televisão brasileira precisaram fazer adaptações devido à pandemia do novo coronavírus, em grande parte no jornalismo, com o uso da tecnologia permitindo o trabalho remoto. Mas no entretenimento, na falta de alternativas, as reprises foram adotadas em programas e novelas.

No podcast UOL Vê TV #20, Chico Barney apresenta uma sugestão para o teste de formatos diferentes, que priorizem mais o conteúdo apresentado do que a qualidade de produção. Para o blogueiro do UOL, o momento cria uma oportunidade para inovar utilizando os mesmos personagens já conhecidos.

"Acho que a TV agora tem uma oportunidade muito grande de testar novos formatos de gravação — como nós estamos fazendo aqui —, que por enquanto ainda foi uma oportunidade perdida. Ver o Faustão reprisando, por mais que tenha no domingo passado reprisado um excelente episódio, eu acho que é subdimensionar o que o Faustão poderia fazer com uma câmera de celular, ao vivo, com melhores contatos que um vlogger pode ter no universo", afirma Barney (disponível no vídeo acima a partir de 6:00).

"A gente precisa de novidades, de coisas diferentes, de mensagens positivas. E acho que testar novos formatos de gravação, testar a tecnologia a favor dessas estruturas nababescas que talvez a gente perceba daqui um ano, daqui a dois, que elas não são tão necessárias assim. Se precisa realmente de 40 pessoas empurrando o estúdio para lá, o estúdio para cá. De novo usando o Faustão, acho que ele se basta num celular melhor do que qualquer youtuber no mundo", completa.

A sugestão de Chico Barney é compartilhada por Débora Miranda, que ressalta da importância do entretenimento para amenizar um pouco a tensão das pessoas com o noticiário negativo ocasionado pela propagação da covid-19 enquanto o público está confinado em casa.

"'É a hora de a gente talvez não ter tanta atenção com a qualidade, afinal, todo mundo sabe e todo mundo está na mesma situação, todo mundo está vendo que as pessoas têm que ficar em casa, que as pessoas não podem circular, que não é bom fazer as pessoas, as equipes estarem nos programas, então eu acho que às vezes essa preocupação tão grande com a qualidade do que vai ser feito, com câmeras profissionais, com cenário e tudo mais pode ser colocado em segundo plano neste momento", opina Débora (no vídeo a partir de 7:58).

O UOL Vê TV é uma mesa-redonda com os assuntos mais quentes da televisão na semana. É apresentada por Chico Barney, Flávio Ricco e Mauricio Stycer, colunistas do UOL, e por Débora Miranda, editora de TV e Famosos. Vai ao ar semanalmente e discute as produções televisivas, com análises e informações de bastidores.

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV no Spotify, no Apple Podcasts ou em outros aplicativos de podcasts. No Youtube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo. Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, no smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em uol.com.br/podcasts.