Topo

OPINIÃO

Stycer: "Fina Estampa é alto-astral, tem que pensar nisso neste momento"

Do UOL, em São Paulo

27/03/2020 04h00

A pandemia do novo coronavírus causou a interrupções de novelas que estavam no ar na TV Globo, como "Amor de Mãe", que foi dividida em duas fases e durante o período de confinamento de seu elenco está sendo substituída pela reprise de "Fina Estampa, novela originalmente entre 2011 e 2012 pela emissora.

No podcast UOL Vê TV #20, Maurício Stycer aprova a escolha da novela por causar um contraste bem-humorado em meio à tensão das pessoas com o noticiário trazido pelos telejornais ao longo dos dias com novos casos e mortes ocasionadas pelo covid-19.

"É uma novela para cima, mesmo as maldades são em tom de desenho animado, os personagens, os vilões, o Aguinaldo Silva repetiu dezenas de vezes, são calcados em história em quadrinhos e desenhos animados, 'Tom & Jerry', 'Pica-pau', então é uma coisa, é um astral para cima da novela. Não é uma novela brilhante, longe disso, é uma novela com vários problemas, mas é uma novela alto-astral, então tem que pensar nisso neste momento", afirma Stycer (disponível no vídeo acima a partir de 16:01).

Logo na estreia da reprise, a audiência foi de 35,4 pontos, pouca coisa abaixo de "Amor de Mãe", que apresentava uma média de 37 pontos. Na opinião de Flávio Ricco, a TV Globo não tinha escolha melhor para o momento.

"Eu acho que a Globo não tinha outra opção. É uma novela para cima, que já tinha caído um pouquinho no esquecimento das pessoas, não é uma coisa recente, é uma novela engraçada, apropriada para o momento, e o resultado de audiência, na Globo o 'color bar' dá audiência já. Mas você vê que o resultado, conforme você disse aí, é muito pequeno, até pela curiosidade, o público vai se ligar na novela", diz Ricco (no vídeo a partir de 18:02).

O UOL Vê TV é uma mesa-redonda com os assuntos mais quentes da televisão na semana. É apresentada por Chico Barney, Flávio Ricco e Mauricio Stycer, colunistas do UOL, e por Débora Miranda, editora de TV e Famosos. Vai ao ar semanalmente e discute as produções televisivas, com análises e informações de bastidores.

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV no Spotify, no Apple Podcasts ou em outros aplicativos de podcasts. No Youtube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo. Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, no smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em uol.com.br/podcasts.