Topo

CNN Brasil confirma Gabriela Prioli fora de debates e anuncia nova dupla

Advogada Gabriela Prioli deixou o canal após duas semanas - Reprodução/Instagram
Advogada Gabriela Prioli deixou o canal após duas semanas Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

29/03/2020 17h53Atualizada em 29/03/2020 19h04

A CNN Brasil anunciou mudanças hoje no quadro "O Grande Debate", exibido dentro do programa "Novo Dia". Diante da saída da advogada Gabriela Prioli, confirmada pelo canal, a atração terá frente a frente a advogada Gisele Soares e o advogado Thiago Anastácio. A dupla já estreia amanhã.

Apesar de deixar o quadro, Prioli ainda tem destino incerto no canal. "A CNN Brasil e Gabriela Prioli decidirão o seu futuro na emissora nos próximos dias", diz comunicado da empresa.

Em nota, a CNN disse que a decisão da saída de Prioli "foi tomada a pedido da própria comentarista". Hoje, nas redes sociais, a advogada manifestou publicamente sua intenção, fazendo referências ao debate da última sexta-feira.

Na ocasião, Prioli foi interrompida sucessivas vezes pelo apresentador Reinaldo Gottino durante debate com Tomé Abduch sobre a prisão do ex-deputado federal Eduardo Cunha. Na nota divulgada hoje pela CNN, Gottino pediu desculpas.

"Me excedi ao interromper. O meu papel ali é conduzir o debate para que os dois lados tenham espaço para expor suas ideias. Minha postura excedeu a de mediador. Peço desculpas a Gabriela por isso. Esse pedido de desculpas, enviado a ela no início da manhã de domingo, se estende também à emissora e ao público", disse o mediador.

O canal informou ainda que o debate ganhará outras duas edições diárias, contando inclusive com a volta do comentarista Caio Copolla, e contará com mais dois debatedores, "de de linhas ideológicas opostas a Abduch e Copolla".

A CNN Brasil declarou também que "todos os profissionais envolvidos no programa conversaram na redação e o assunto foi considerado superado" após o episódio da sexta-feira. Além disso, elogiou Gabriela Prioli, que "mostrou diversas qualidades como debatedora" no período em que participou do debate do canal.

Quem são os novos debatedores

A advogada Gisele Soares é doutoranda em Direito Comparado da Universidade Paris-Sorbonne, integrante da Comissão Permanente de Estudos de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e professora universitária.

Thiago Anastácio é advogado criminalista e membro do Instituto de Defesa do Direito de Defesa, além de conselheiro da Comissão de Defesa do Estado Democrático de Direito da OAB-RJ.

Gottino cita "tristeza", "consternação" e "admiração"

Apesar da manifestação na nota oficial da CNN Brasil, Reinaldo Gottino divulgou mais um pedido de desculpas hoje nas redes sociais.

Em texto, o mediador expressou admiração por Gabriela Prioli e se disse triste e consternado com os acontecimentos das últimas horas.

Confira a nota de Reinaldo Gottino:

Venho, por meio desta nota, deixar aqui a minha tristeza e a minha consternação com tudo que aconteceu nas últimas horas. E um pedido de desculpas!

Peço publicamente desculpas à Gabriela Prioli por ter sido incisivo no meu questionamento na última sexta. Perguntei se ela entendia que a lei era branda e deveria ser mudada. Me exaltei e a interrompi. Errei.

Esse pedido de desculpas, que faço aqui, eu já tinha enviado a ela, antes da publicação feita por ela nas redes sociais.

Admiro a Gabriela, tínhamos uma ótima relação e fico muito triste, porque eu não imaginava esse desdobramento.

Conversamos na sexta depois do programa, falamos até do que deveria mudar, para termos um programa melhor.

Estendo meu pedido de desculpas a todos que se sentiram ofendidos.

Tenho mais de 20 anos de jornalismo, e quem me conhece sabe da minha índole, do meu caráter e dos meus posicionamentos sobre opinião, pluralidade e respeito ao lugar de voz das mulheres.

Errei, reconheço meu erro, peço perdão e lamento muito.

Reinaldo Gottino