Topo

'Fina Estampa' com spoiler: relembre como foi o final da novela

Griselda durante a última cena de "Fina Esatmpa" - Reprodução/Globo
Griselda durante a última cena de 'Fina Esatmpa' Imagem: Reprodução/Globo

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

31/03/2020 04h00

"Fina Estampa" reestreou e os fãs já estão podendo matar as saudades das trapalhadas de Crô (Marcelo Serrado) e das loucuras de Tereza Cristina (Christiane Torloni). Ainda não há previsão do quanto a reprise pode durar por causa da pandemia de coronavírus, mas um fato se mantém: a trama, mesmo editada, terá o mesmo destino. A novela ainda está bem no comecinho, mas se você está morrendo de curiosidade para saber como acaba, ou está sem paciência de ver tudo de novo, o UOL relembra como foi o final de "Fina Estampa":

O sequestro da mocinha

Griselda é sequestrada no final de Fina Estampa - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Griselda é sequestrada no final de Fina Estampa
Imagem: Reprodução/Globo

A exemplo de várias outras novelas, "Fina Estampa" se encerrou com um clichê clássico dos folhetins: o sequestro da protagonista, Griselda (Lilia Cabral). Depois de uma série de atritos com a antagonista, Tereza Cristina, a heroína acaba aprisionada em uma cabana abandonada e é humilhada pela megera que, ainda, no melhor estilo novela mexicana, incendeia o local.

Após uma sequência de insultos e diálogos dramáticos, Griselda acaba resgatada por seu filho, Antenor (Caio Castro), que brada: "Não vai queimar porra nenhuma", antes de enfrentar Tereza Cristina, que consegue escapar.

Naufrágio cômico

Tereza Cristina e Pereirinha naufragam  - Reprdoução/Globo - Reprdoução/Globo
Tereza Cristina e Pereirinha naufragam
Imagem: Reprdoução/Globo

Tereza Cristina procura a ajuda de Pereirinha (José Mayer), ex-marido golpista de Griselda que ressurge em certo momento na trama. Os dois vilões, então, sobem em um barco e executam a fuga pelo oceano. Entretanto, na travessia, os dois ficam presos em uma violenta tempestade e desaparecem. Um detalhe curioso é que o autor da novela, Aguinaldo Silva, criticou muito esta cena que, segundo ele, foi escrita como um drama, mas virou uma comédia por causa da direção.

Surpresa milionária

Crô descobre que herdou fortuna de Tereza Cristina  - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Crô descobre que herdou fortuna de Tereza Cristina
Imagem: Reprodução/Globo

Crô, o fiel escudeiro de Tereza Cristina, é sem dúvida o personagem mais popular de "Fina Estampa". E, talvez, justamente por isso, ele tenha recebido uma baita recompensa no final. Apesar das muitas humilhações da patroa, que o chamava de "slave" --escravo, em inglês-- ele herda uma grande parte de sua fortuna no último capítulo, uma vez que ela é dada como morta após o acidente de barco.
Agora milionário, Crô vai curtir a vida, mas sem revelar ao público quem é o seu amante secreto, um dos mistérios que permearam a novela e ficaram sem solução.

Reconciliação em família

Griselda discursa na formatura de Antenor - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Griselda discursa na formatura de Antenor
Imagem: Reprodução/Globo

Depois de ser rejeitada por Antenor, Griselda finalmente consegue fazer as pazes com o filho e o vê se formar na faculdade. No dia da cerimônia, ela faz um bonito discurso sobre a importância do trabalho honesto e pode finalmente ver todos os seus filhos felizes.

Ela também encontra o seu "felizes para sempre", mas ao lado de Guaracy (Paulo Rocha), e não de René (Dalton Vigh), seu par romântico no início da novela.

A volta dos que não foram

Tereza Cristina reaparece no final de 'Fina Estampa' - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Tereza Cristina reaparece no final de 'Fina Estampa'
Imagem: Reprodução/Globo

Quando tudo parece ir bem, Griselda é surpreendida por um carro ao andar pela rua. Quando a janela se abre, aparece Tereza Cristina, vivinha da silva e com os cabelos pintados. Enquanto solta uma gargalhada do mal, ela é perseguida por Griselda, que empunha sua chave de grifo para ameaçar a rival. E é com essa imagem que a novela termina, deixando no ar várias interrogações.