Topo

"Ver muitas notícias me deixa sem ar", diz Pitty sobre coronavírus

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

02/04/2020 07h22

Devido ao isolamento social para combater a pandemia do coronavírus, o programa Saia Justa de ontem, na GNT, foi realizado novamente com cada apresentadora em sua casa. Através de videoconferência, Astrid Fontenelle, Mônica Martelli, Pitty e Gaby Amarantos falaram como têm lidado com a ansiedade em tempos de quarentena.

"Nesse momento todo mundo está sentido uma mistura de ansiedade e tristeza. É normal sentir isso, porque é uma situação muito nova pra gente e que realmente assusta", disse Pitty logo no início. "Temos que saber identificar os nossos gatilhos, o que nos faz mal nesse momento, para lidarmos melhor com essa sensação", explicou.

"Por exemplo, ver muitas notícias durante o dia acaba me deixando sem ar. Então, escolho apenas um ou dois veículos de imprensa confiáveis para me informar sobre o que está rolando no Brasil e no mundo sobre a pandemia", falou a cantora que está com o marido, Daniel Weksler, e a filhinha Madalena, de 3 anos de idade, em casa.

Direto de Nova York, a repórter Candice Carvalho, da Globo News, participou do programa e deu seu parecer: "Ficar 24 horas ligado nas notícias realmente não faz bem para a saúde mental. Minha dica também é escolher poucos veículos de notícias para se informar, mas, não mais do que isso".

O cuidado com as redes sociais precisa ser igualmente tomado para garantir a sanidade, sugere Pitty: "Tem alguns perfis no Instagram que te deixam mal e desencadeiam uma série de sentimentos negativos em nós. A melhor coisa é parar de segui-los".

Outra cautela que é preciso ter é com o WhatsApp, pois segundo Candice, o uso em excesso do aplicativo aumenta a ansiedade. "Às vezes é preciso desligar o WhatsApp, porque muita gente envia informações a todo momento. É uma coisa frenética que eleva a nossa ansiedade", diz a repórter, que aconselha também a sair da internet por algum tempo e ler um livro."

No meu caso, preciso desligar o celular mesmo, pois se coloco o aparelho ligado ao lado apenas, não consigo me desligar e focar nas outras coisas que me acalmam", contou a repórter.

"Falando em WhatsApp, estou limpando até os grupos", revelou Astrid. "Acho um desrespeito esses grupos. Tem umas trezentas pessoas e vira a maior desorganização, viu", brincou a apresentadora que tem ouvido música, tomado chá e visto filmes de humor para relaxar nos momentos em que não está ligada nas notícias.

Gaby Amarantos também não deixou de dar a sua dica: "Quando percebo que a ansiedade está querendo chegar, imediatamente reduzo qualquer tipo de preocupação. Estou com zero preocupação com o corpo, por exemplo. Se eu ganhar peso ou não, ou se eu não conseguir cumprir todas as minhas metas do dia que eu mesma determinei, está tudo bem. Temos que ser menos exigentes com nós mesmos nesse momento". O Saia Justa é exibido às quartas-feiras, às 21h30, no canal GNT.